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Title: O comportamento de consumo dos acadêmicos da Fatec Indaiatuba do curso de Gestão Empresarial
Other Titles: The consumption behavior of Fatec Indaiatuba academics on the Business Management course
Authors: SILVA, João Víctor Bomfim da
Advisor: BICALHO, Simone Tiemi Taketa
Other contributor: BATTISTI, Viviane Di
LEANDRO, Cláudio Roberto
type of document: Monografia
Keywords: Marketing on-line;Mídias sociais
Issue Date: 2-Dec-2019
Publisher: 105
Citation: SILVA, João Víctor Bomfim da. O comportamento de consumo dos acadêmicos da Fatec Indaiatuba do curso de Gestão Empresarial, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Abstract: No cenário globalizado, para se manterem competitivas e atrativas no mercado, as organizações devem investir em marketing digital nas mídias sociais e no e-commerce, pois através disso é possível aumentar a divulgação de suas marcas, produtos e serviços, atingindo com mais facilidade seu público-alvo e conquistando novos consumidores. Para isso, é necessário realizar um estudo aprofundado do macro e microambiente em que a empresa está inserida, para conhecer o mercado de atuação, o ambiente demográfico, econômico, tecnológico, natural, político-legal e sociocultural, além de todos os concorrentes, fornecedores e, principalmente, os consumidores. Só após essa análise, é possível desenvolver uma estratégia de marketing eficiente e adequada para a empresa, alavancando os resultados financeiros do negócio. Partindo desse suposto, este trabalho tem por objetivo identificar o comportamento de consumo dos acadêmicos do 1º ao 6º semestre do curso de Gestão Empresarial da Fatec de Indaiatuba. No intuito de perceber a influência das mídias sociais no comportamento dos acadêmicos, mais especificamente nas decisões de compras online, na metodologia aplicou-se uma pesquisa exploratória que contou com uma análise quantitativa e qualitativa, embasada na revisão da literatura. A análise de dados foi realizada sob o método preditivo, ou seja, com uma análise estatística. Os resultados do trabalho apontaram que o marketing digital nas mídias sociais exerce grande influência sobre o perfil de consumo dos acadêmicos. Para finalizar, os resultados da análise demonstraram que as empresas devem investir recursos e desenvolver estratégias de marketing digital cada vez mais eficientes e inovadoras, principalmente nas redes sociais, para que possam disseminar sua marca, fidelizar e atrair novos consumidores, e se manterem competitivas no mercado de negócios.
In the globalized scenario, in order to remain competitive and attractive in the bussiness market, organizations must invest in digital marketing in social media and e-commerce, because through this it is possible to increase the dissemination of their brands, products and services, more easily reaching their target audience and conquering new consumers. For this, it is necessary to carry out an in-depth study of the macro and microenvironment in which the company operates, in order to know the market, demographic, economic, technological, natural, political-legal and socio-cultural environment, as well as all competitors, suppliers and especially consumers. Only after this analysis, is it possible to develop an efficient and appropriate marketing strategy for the company, leveraging the business financial results. Based on this assumption, this project aims to identify the influence of social media on the consumption profile of students from the 1st to the 6th semester of the Business Management course at Fatec Indaiatuba. In order to understand the influence of social media on the behavior of academics, more specifically in online shopping decisions, the methodology applied an exploratory research that had a quantitative and qualitative analysis, based on the literature review. Data analysis was performed under the predictive method, with a statistical analysis. The results of the project indicated that digital marketing in social media has a great influence on the consumption profile of academics. Finally, the results of the analysis showed that companies must invest resources and develop increasingly efficient and innovative digital marketing strategies, especially in social networks, so that they can spread their brand, build loyalty and attract new consumers, and remain competitive in the bussiness market.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23448
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