Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23364
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CALDAS, Leila Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | CAMPOS, Jacqueline da Silva Campos | - |
dc.contributor.other | BERTAGNOLI, Eugênio Tadeu | - |
dc.contributor.other | MARTINS, Teresa Helena Buscato | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T18:12:49Z | - |
dc.date.available | 2024-09-06T18:12:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Jacqueline da Silva Campos. Inteligência emocional: um estudo com universitários em cumprimento de estágio, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23364 | - |
dc.description.abstract | O estágio é a forma do universitário ingressar no mercado de trabalho e colocar em prática toda teoria aprendida na instituição de ensino. Com isso, este trabalho acadêmico apresenta os desafios na relação chefe X estagiário durante o período contratual e sugere como utilizar-se da Inteligência Emocional para manter o clima organizacional. Nesse contexto, a aplicação da inteligência emocional no mundo corporativo aumenta a produtividade e satisfação pessoal, principalmente para aqueles que estão ingressando na carreira profissional. Partindo desse suposto, a problematização deste trabalho é: Qual preparo emocional o universitário precisa ter para viver o estágio como um momento de aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades? A hipótese do presente trabalho é que, além do conhecimento adquirido em curso, se faz necessário também um conhecimento e domínio dos próprios sentimentos, a fim de saber lidar com acasos do cotidiano, assim como os desafios a que todos os profissionais estão sujeitos. Para tal sugere-se o desenvolvimento das competências inerentes à Inteligência Emocional pois o conhecimento e/ou domínio de suas emoções impacta na formação pessoal e profissional do indivíduo, potencializando melhores resultados. A análise dos dados será feita por meio de um estudo de caso, no qual será elaborado um questionário e encaminhado aos alunos da instituição X e, assim, será possível validar ou não a hipótese deste trabalho por meio da análise dos dados. | pt_BR |
dc.description.abstract | The internship program is the means for the university student to enter the labor market and put into practice all theory learned in the educational institution. Thus, the present academic work presents the challenges to overcome in the relationship boss X intern during the contractual period and suggests how to use Emotional Intelligence to keep a favorable organizational climate. In this context, the application of emotional intelligence in the corporate world increases productivity and personal satisfaction, mainly for those entering a professional career. Based on this assumption, the problematization of this work is: what emotional preparation does the university student need to have in order to live the internship as a time for learning and developing their skills? The hypothesis of the present work is that, besides the knowledge acquired during the course, it is also necessary to have some knowledge and mastery of their own feelings in order to be able to deal with daily eventualities as well as the challenges that all professionals are subject to. To achieve such aim, it is suggested that the interns develop the competencies inherent in the Emotional Intelligence. Knowledge and/or mastery of these emotions affect the individual’s personal and professional development, enhancing better results in their lives. The data analysis will be done through a case study, for which a questionnaire will be designed by the researcher and answered by the students of the institution X. Thus, by analyzing the data in the light of the applied theoretical framework, it will be possible to validate or not the hypothesis of this work and suggest further approaches to the subject. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Estágios | pt_BR |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Inteligência emocional: um estudo com universitários em cumprimento de estágio | pt_BR |
dc.title.alternative | Emotional intelligence: a study with university students undergoing internships | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JACQUELINE DA SILVA CAMPOS.pdf Restricted Access | 757.05 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.