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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23305
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Elenir Almeida | - |
dc.contributor.author | SILVA, Daniel Zini da | - |
dc.contributor.other | BARÇANTE, Magali | - |
dc.contributor.other | ROQUE, Wellington | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T13:35:06Z | - |
dc.date.available | 2024-09-06T13:35:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniel Zini da. Distrava: aplicativo colaborativo para permuta de jogos eletrônicos, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23305 | - |
dc.description.abstract | Os videogames, antes de mais nada, são uma forma de entretenimento que caiu no gosto popular, e que até então, vem crescendo cada vez mais. Atualmente, um empecilho para os consumidores desse meio, de conseguirem aproveitar ao máximo seus consoles de videogames, é o elevado custo dos jogos. Esse alto custo tende a privar os jogadores de jogarem tantos jogos quanto gostariam, muitas vezes levando-o a desistir desse meio de entretenimento. A maioria dos jogos, após o encerramento da campanha principal, se torna um objeto inútil para seu dono, pois já não há mais conteúdo para se jogar ou o mesmo não diverte mais. Nesse sentido, analisando algumas outras formas de consumo, observa-se que esse tipo de objeto é ideal para se montar uma economia solidária, onde bens materiais não são permanentes e sim reaproveitados por outras pessoas que os querem ou que necessitam deles. E para que essa economia se promova, o ideal é realizar a comunicação das entidades interessadas, através de uma rede colaborativa, no qual elas mesmas são responsáveis por manter essa economia. Assim, neste trabalho foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis que facilita a comunicação entre pessoas que se interessam por videogames, para que possam promover permutas de jogos. Para o desenvolvimento desse aplicativo, foi utilizado a linguagem Javascript, junto com o framework React Native e o banco de dados PostgreSQL. Na fundamentação teórica são apresentados alguns conceitos-chave, como economia solidária, redes colaborativas, jogos eletrônicos, jogos para console, que sustentam a pesquisa, os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em um conjunto de trabalhos relacionados. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental, que consiste na determinação de um objeto de estudo, na seleção de variáveis que sejam capazes de influenciá-lo, e na definição dos meios para controlar e observar os efeitos que esta variável manipulada possa produzir nesse objeto. Assim, com a documentação, apresentação e análise dos dados, os resultados mostram como o desenvolvimento de um aplicativo para permuta de jogos eletrônicos é capaz de fazer com que os usuários aproveitem ao máximo seus consoles de videogames. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Jogos de computador | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Distrava: aplicativo colaborativo para permuta de jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.title.alternative | Distrava: collaborative application for exchanging games electronics | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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