Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPEREIRA, Júlia Mara Moscardini Miguel-
dc.contributor.authorSILVA, Maraísa Cesário da-
dc.contributor.otherPEREIRA, Júlia Mara Moscardini Miguel-
dc.contributor.otherVENÂNCIO, Márcia Helena-
dc.contributor.otherSALLES, Taciana Lucas de Afonseca-
dc.date.accessioned2024-09-04T21:00:11Z-
dc.date.available2024-09-04T21:00:11Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationSILVA, Maraísa Cesário da. Estratégias de treinamento e desenvolvimento impulsionando o crescimento organizacional, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelino”, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23234-
dc.description.abstractA rapidez do fluxo de informações, bem como a evolução tecnológica, faz com que as organizações invistam em programas de treinamento e desenvolvimento junto a seu quadro de colaboradores com o intuito de capacitar e qualificar a mão-de-obra e colaborar com o crescimento profissional e pessoal de cada membro da equipe. O objetivo deste estudo é definir e diferenciar as estratégias de treinamento e desenvolvimento de funcionários, investigar quais são as formas mais recorrentes, analisar as etapas de aplicação e verificar quais são os possíveis benefícios obtidos tanto pela empresa, quanto pelo colaborador. Como exemplificação, este trabalho se detém, de forma suscinta, sobre a mentoria, uma estratégia recente, mas que tem despertado interesse por fornecer resultados positivos. Para alcançar esse objetivo investigativo, foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, realizando estudo de caso por meio de um formulário que foi respondido por gestores de Recursos Humanos e diretores de pequenas e grandes empresas localizadas na cidade de Franca, interior de São Paulo. Os resultados obtidos comprovam a hipótese da eficácia das práticas de treinamento e desenvolvimento na capacitação do colaborador, bem como na produtividade da empresa.pt_BR
dc.description.abstractThe rapid flow of information, as well as technological evolution, leads organizations to invest in training and development programs for their employees, aiming training and qualifying the staff as well as contributing to professional and personal growth of each team member. The objective of this study is to define and differentiate employee training and development strategies, investigate which are the most recurrent forms, analyze the application steps and verify the possible benefits obtained by both company and employee. As an example, this work briefly discusses mentoring, a recent strategy, but one that has aroused interest in providing positive results. To achieve this investigative objective, a qualitative approach methodology was adopted, using bibliographic and documentary research, carrying out a case study using a form that was answered by Human Resources Managers and Directors of small and large companies located in the city of Franca, interior of São Paulo. The results obtained prove the hypothesis of the effectiveness of training and development practices in employee training, as well as in the company's productivity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectCompetência administrativapt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstratégias de treinamento e desenvolvimento impulsionando o crescimento organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeTraining and development strategies driving organizational growthpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRH_2024-1_Maraisa_Treinamento-desenvolvimento.pdf
  Restricted Access
792.69 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.