Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2307
Title: A preferência do consumidor para o tipo de embalagem no comércio de refeições prontas: estudo de caso do Restaurante Sol Sabor
Other Titles: Consumer preference for the type of packaging in the ready meal trade: case study of the Restaurant Sol Sabor
Authors: SALGADO, Maxwel Vitor Miranda
Advisor: BALDUCCI, Marice Leo Sartori
type of document: Artigo científico
Keywords: Embalagens
Issue Date: May-2016
Publisher: 004
Citation: SALGADO, Maxwel Vitor Miranda. A preferência do consumidor para o tipo de embalagem no comércio de refeições prontas: estudo de caso do Restaurante Sol Sabor, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana. 2016
Abstract: O fornecimento de refeições prontas, embaladas para retiradas ou entregas, popularmente conhecidas como “marmitex” é uma atividade complementar adotada por muitos restaurantes que se aproveitando do processo de produção e atendimento no seu próprio ambiente, expandem seus serviços e por consequência seu faturamento neste interessante segmento de mercado. Ao acrescentar este serviço, além dos cuidados já tomados na elaboração da refeição, cria-se a necessidade de garantir características importantes na satisfação do cliente como manutenção do sabor, temperatura, garantias de contenção do conteúdo, minimização das avarias e perdas, já que a alimentação não será consumidas no ambiente do restaurante mas sim em outros locais e para tanto passarão por um processo de movimentação e transporte. A empresa estudada tomou a decisão e trocar as embalagens, até então confeccionadas em alumínio por outras de isopor, imaginando que desta forma seus clientes ficariam melhor atendidos, mas a alteração não foi bem recebida e começou a gerar reclamações. Desta forma os seus proprietários julgaram ser necessário o entendimento dos motivos que a sua tomada de decisão na mudança do alumínio para isopor, não foram bem aceitas pelos seus clientes e qual seria o desejo do seu público alvo. Este artigo buscou conhecer a vontade da clientela, através de questionário e as opções disponíveis no mercado, pelas embalagens de alumínio ou isopor para fundamentar ações futuras da empresa.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2307
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_SALGADOMaxwelVitorMiranda_CD2668.pdf547.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.