Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGOMES, José William Pinto-
dc.contributor.authorSILVA, Elisangela Volpini da-
dc.contributor.otherLUCIETTO, Renata Pierri-
dc.contributor.otherBICALHO, Simone Tiemi Taketa-
dc.date.accessioned2024-08-29T19:23:49Z-
dc.date.available2024-08-29T19:23:49Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Elisangela Volpini da. Análise do comportamento do consumidor da cidade de Indaiatuba acerca do uso da bicicleta elétrica como modal de transporte sustentável, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22995-
dc.description.abstractO surgimento das causas ambientais dos últimos trinta anos mudou o comportamento de pessoas em relação ao consumo. Atitudes ambientalmente corretas, por parte de empresas, têm exercido forte poder de influência na sociedade, envolvendo seus clientes, fornecedores, mídia e o próprio governo, evidenciando não apenas o apelo sustentável, mas a mudança de postura que as empresas adotaram frente à necessidade de construir vantagem competitiva e preservar os recursos finitos do meio ambiente. Com a crise ambiental, e o tema da sustentabilidade em pauta, o mercado observa o surgimento de um consumidor mais consciente que preocupa-se com questões ambientais. Diante desse novo contexto a partir do princípio da sustentabilidade, criam-se novas estratégias de marketing para atrair o consumidor sem causar impactos no meio ambiente. Neste sentido surge o marketing verde, com a proposta de promover ganhos para as empresas e simultaneamente suprir as necessidades e desejos desses consumidores, através de produtos e serviços que causem menos impacto ao meio ambiente. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é analisar o comportamento do consumidor da cidade de Indaiatuba acerca do uso da bicicleta elétrica como meio de transporte sustentável, para observar o interesse do consumidor no que tange a utilização da bicicleta elétrica e a preocupação com o meio ambiente. Como processo metodológico a pesquisa se deu através de um questionário e uma análise de natureza quantitativa, sendo possível quantificar o ambiente. O estudo classifica-se como descritivo, uma vez que buscou analisar o comportamento do consumidor. Como resultado o estudo aponta grande aceitação da bicicleta elétrica por parte da população da cidade de Indaiatuba e preocupação com as causas ambientais, visto que 100% dos respondentes indicariam a bicicleta elétrica como meio de transporte ecologicamente correto. Para finalizar o estudo traz conteúdo que agrega valor, podendo servir de consulta para todos que se interessam pelo tema e buscam aprimorar o conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMarketing ambientalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAnálise do comportamento do consumidor da cidade de Indaiatuba acerca do uso da bicicleta elétrica como modal de transporte sustentávelpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of consumer behavior in the city of Indaiatuba about the use of electric bicycles as a means of sustainable transportpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISANGELA VOLPINI DA SILVA.pdf
  Restricted Access
792.92 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.