Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSCUDELER, Valéria Cristina-
dc.contributor.authorBARBOSA, Yuri Dias-
dc.date.accessioned2024-08-28T22:06:42Z-
dc.date.available2024-08-28T22:06:42Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationBARBOSA, Yuri Dias. Educação financeira no cotidiano do brasileiro. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22957-
dc.description.abstractEste artigo aborda a educação financeira no cotidiano do brasileiro, discorrendo sobre a importância do planejamento orçamentário, da administração de recursos e da definição de objetivos de curto, médio e longo prazos no tocante aos gastos e investimentos pessoais. A educação financeira pode contribuir para uma gestão mais eficiente de recursos, fazendo com que os indivíduos e famílias tenham maior controle sobre suas finanças pessoais. O objetivo geral deste artigo é identificar quais são os principais desafios ao se adotar um planejamento financeiro, pensando em metas de curto, médio e longo prazos. A metodologia do estudo abarcou, além de revisão bibliográfica, uma pesquisa primária com estudantes de Gestão Empresarial da Fatec Piracicaba e de Administração da Escola de Engenharia de Piracicaba, com o intuito de verificar como gerenciam suas finanças pessoais. Os resultados da pesquisa apontaram que os acadêmicos da amostra costumam poupar parte de sua renda e dedicar a algum tipo de investimento, considerando essa atitude importante. O que difere um pouco da tendência da população brasileira é a forma como investir, pois buscam, além da Caderneta de Poupança, outras modalidades de renda fixa existentes no mercado. Também se mostraram preocupados com a aposentadoria.pt_BR
dc.description.abstractThis article addresses financial education in the daily life of Brazilians, discussing the importance of budget planning, resource management, and setting short, medium, and longterm goals regarding personal expenses and investments. Financial education can contribute to more efficient resource management, enabling individuals and families to have greater control over their personal finances. The general objective of this article is to identify the main challenges in adopting financial planning, considering short, medium, and long-term goals. The study methodology included, in addition to a literature review, primary research with Business Management students from Fatec Piracicaba and Administration students from the School of Engineering of Piracicaba, aiming to verify how they manage their personal finances. The research results indicated that the students in the sample tend to save part of their income anddedicate it to some type of investment, considering this attitude important. What differs slightly from the trend in the Brazilian population is the way they invest, as they seek, in addition to Savings Accounts, other types of fixed income available in the market. They also showed concern about retirement.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pesoaispt_BR
dc.subjectOrçamento domésticopt_BR
dc.subjectControle financeiropt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEducação financeira no cotidiano do brasileiropt_BR
dc.title.alternativeFinancial education in Brazilian daily lifept_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2024_1_yuri_barbosa_educacao_financeira_no_cotidiano_brasileiro.pdf
  Restricted Access
790.51 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.