Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22912
Title: Comunicação no ambiente de trabalho: a importância do networking interno
Other Titles: Communication in the workplace: the importance of internal networking
Authors: VIEIRA, Natália Gundim Souza
SANTANA, Walison Henrique Silva de
Advisor: FORMAGGIO, Filomena Maria
type of document: Artigo científico
Keywords: Comunicação organizacional;Ambiente de trabalho;Comunicação interna
Issue Date: Jun-2024
Publisher: 175
Citation: VIEIRA, Natália Gundim Souza; SANTANA, Walison Henrique Silva de. Comunicação no ambiente de trabalho: a importância do networking interno. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2024.
Abstract: A comunicação é de extrema importância para as organizações, pois é através dela que as empresas obtêm resultados para um ambiente de trabalho eficaz. Ter aspectos de uma boa comunicação interna no ambiente de trabalho é necessário para a organização se manter internamente e prosperar no mercado externo competitivo. Este artigo pretende analisar os benefícios e ferramentas de comunicação interna nas organizações e seus principais conflitos, estratégias adequadas para desenvolver uma comunicação clara, objetiva e que evite informações extraviadas dentro das organizações podendo, assim, contribuir com ideias e soluções no conjunto de um ambiente de trabalho, no que se refere a comunicação interna e aos possíveis impactos na organização. Evidencia-se, assim, que uma comunicação interna eficaz reduz o esforço de resolver conflitos, que podem ser ocasionados pela falta de diálogo e coesão de informações, possibilitando melhoria na produtividade e na relação entre os indivíduos. Nesse sentido, o presente artigo baseado em uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritiva, aborda a relevância do networking interno, referindo a construção e manutenção de relações profissionais e colaborativas, promovendo a troca de conhecimento, informações, fortalecendo laços pessoais e possibilitando um ambiente organizacional colaborativo e, por consequência, mais produtivo.
Communication is of utmost importance for organizations, as it is through it that companies achieve results for an effective work environment. Having aspects of good internal communication in the workplace is necessary for the organization to maintain itself internally and thrive in the competitive external market. This article aims to analyze the benefits and tools of internal communication in organizations and their main conflicts, appropriate strategies to develop clear and objective communication that avoids lost information within organizations, thus being able to contribute with ideas and solutions in the context of a work environment, regarding internal communication and its possible impacts on the organization. It is evident, therefore, that effective internal communication reduces the effort to resolve conflicts, which can be caused by the lack of dialogue and cohesion of information, allowing for an improvement in productivity and the relationship between individuals. In this sense, the present article, based on bibliographic research of an exploratory-descriptive nature, addresses the relevance of internal networking, referring to the construction and maintenance of professional and collaborative relationships, promoting the exchange of knowledge and information, strengthening personal ties, and enabling a collaborative organizational environment and, consequently, a more productive one.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22912
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2024_1_natalia_vieira_comunicacao_no_ambiente_de_trabalho.pdf
  Restricted Access
195.35 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.