Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22852
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Jerson Joaquim da-
dc.contributor.authorRAMOS, Juliane da Silva Trindade-
dc.date.accessioned2024-08-27T13:52:33Z-
dc.date.available2024-08-27T13:52:33Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationRAMOS, Juliane da Silva Trindade. A inteligência emocional como fator de diferencial para o desempenho das competências e habilidades de gestores nas empresas. Orientador: Jerson Joaquim da Silva. 2021. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22852-
dc.description.abstractA Inteligência Emocional é um dos temas de grande relevância na área Gestão Empresarial, pois por meio dele as pessoas conseguem desenvolver o controle emocional, a empatia e o relacionamento Interpessoal saudável. O estudo das emoções dentro das organizações é um assunto, no qual o gestor, deve se preocupar e sabendo utilizá-lo de forma positiva, conseguirá adquirir um diferencial competitivo. Endente-se que as emoções são indispensáveis à vida. São elas que fazem as pessoas como únicas, norteando o comportamento emocional que as diferencia. Com isso, o profissional que consegue controlar suas emoções e tem a facilidade de se relacionar com as pessoas, essa tem a autoestima elevada, uma confiança superior e competência para gerenciar conflitos, pois tem a capacidade de apontar soluções, tomar decisões nas atividades, constantemente. O objetivo desse artigo é que diante das diversas dificuldades existentes nas organizações, pretende-se analisar os conhecimentos que os gestores possuem a respeito da Inteligência Emocional e a compreensão de como ela impacta para o desempenho e o desenvolvimento das habilidades e competências dos líderes que buscam a excelência no âmbito organizacional. Como resultados foi revelado que as pessoas podem contornar situações adversas emocionais se conhecer os pontos positivos e negativos das emoções, e com esforço e tornar em situação adversa, um diferencial para ela. Conclui-se, então, que as emoções com suas consequências, são ferramentas importantíssimas que um administrador deve utilizá-las; que todos os profissionais deveriam saber para não apenas melhorar seu próprio desempenho, mas também como prevenção de futuros problemas que o mal funcionamento de ambos pode acarretar em sua vida.pt_BR
dc.description.abstractEmotional Intelligence is one of the topics of great relevance in the Business Management area, because through it people are able to develop emotional control, empathy and healthy interpersonal relationships. The study of emotions within organizations is a matter in which the manager must be concerned and knowing how to use it in a positive way, will be able to acquire a competitive advantage. It is understood that emotions are essential to life. They are what make people unique, guiding the emotional behavior that sets them apart. With this, the professional who manages to control their emotions and can relate to people, they have high self-esteem, superior confidence, and competence to manage conflicts, as they have the ability to point out solutions, make decisions in activities, constantly. The purpose of this article is that, given the various difficulties existing in organizations, it is intended to analyze the knowledge that managers have about Emotional Intelligence and the understanding of how it impacts on the performance and development of skills and competences of leaders who seek excellence in the organizational sphere. As a result, it was revealed that people can work around adverse emotional situations if they know the positive and negative points of emotions, and with effort, make an adverse situation a differential for them. It is concluded, then, that emotions, with their consequences, are very important tools that an administrator should use them; that all professionals should know not only to improve their own performance, but also to prevent future problems that the malfunction of both can cause in their livespt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher157pt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA inteligência emocional como fator de diferencial para o desempenho das competências e habilidades de gestores nas empresaspt_BR
dc.title.alternativeThe emotional intelligence like factor differential to competence performance and skills from mjanagers of organizationspt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2021_2_julianestramos_ainteligenciaemocionalcomofator.pdf
  Restricted Access
214.44 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.