Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22781
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Midian Nikel Alves de | - |
dc.contributor.author | MORAIS, André Peixoto de | - |
dc.contributor.author | MANTOVAN, Felipe Ferreira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gleison Gustavo Moraes da | - |
dc.contributor.other | GOMES, André Zagato | - |
dc.contributor.other | PEREIRA, Diego Beleli | - |
dc.contributor.other | SOUZA, Midian Nikel Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T17:57:16Z | - |
dc.date.available | 2024-08-23T17:57:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, André Peixoto; MANTOVAN, Felipe Ferreira; SILVA, Gleison Gustavo Moraes da, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Açúcar e Álcool) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22781 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a eficiência do modal ferroviário e o quanto o mesmo beneficia principalmente no setor sucroalcooleiro que é o foco deste. A escolha do tema deve-se aos benefícios econômicos a empresa trazidos pelas ferrovias, porém para isso se tornar realidade no nosso país seria necessário um maior investimento. O roteamento atual, antes utilizado para transporte social, possui características retrógadas. No entanto, é notável a estagnação que sofreu, não tendo evoluído para uma tendência de transporte primário e produtos como o setor sucroalcooleiro. Hoje em dia as ferrovias em nossa nação são concessionadas, como rodovias, onde há um grande investimento, mas é notável o quanto as ferrovias perderam sua atenção. Em razão disso nos últimos anos são discutidas propostas pelo governo para que o setor possa ter maior cautela. O objetivo do trabalho é mostrar a eficiência do modal ferroviário para o transporte, e que uma maior atenção geraria maior rentabilidade a usina. O Trabalho de Conclusão de Curso teve seu início na instituição de ensino Etec Prof. Armando José Farinazzo, e foi baseado em TCC’s de profissionais da área, artigos científicos e pesquisas em sites confiáveis. Além disso, foi realizada uma pesquisa com um profissional da área, para maior obtenção de informações sobre a utilização do modal no setor sucroalcooleiro. Os resultados revelaram que o modal ferroviário necessita de uma série de melhorias, desde a criação de novas linhas até a reforma de linhas antigas | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents the rail modal efficiency and how much it benefits mainly in the sugar - alcohol sector that is the focus of this. The choice of theme is due to the economic benefits to the company brought by the railroads, but for this to become reality in our country would require a greater investment. Current routing, previously used for social transport, has retrograde characteristics. (However), it is remarkable stagnation that suffered, not having evolved into a primary transportation trend and products such as the sugar and alcohol sector. Nowadays the railroads in our nation are concessioned, like highways, where there is a great investment, but it is remarkable how much the railroads lost their attention. That is why in recent years government proposals have been discussed so that the industry can exercise greater caution. The objective of the work is to show the efficiency of the rail modal for the transportation, and that a greater attention would generate greater profitability to the plant. The Course Completion Work started at the Etec Prof. Armando José Farinazzo, and was based on TCC's of professionals in the field, scientific articles and research on reliable sites. In addition, a survey was conducted with a professional in the area, to obtain more information on the use of the modal in the sugar and alcohol sector. The results revealed that the railway modalities need a series of improvements, from the creation of new lines to the reform of old lines | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Açúcar e Álcool | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 138 | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Agronomia | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Industrial | pt_BR |
dc.title | Características do modal ferroviário no transporte sucroalcooleiro. | pt_BR |
dc.title.alternative | Characteristics of the railway mode in sugar and alcohol transport. | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Características do modal FERROVIÁRIO no transporte sucroalcooleiro.pdf Restricted Access | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.