Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22771
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Mariana Cristina da Cunha-
dc.contributor.authorCITOLINO, Flávia Araújo-
dc.date.accessioned2024-08-23T14:43:38Z-
dc.date.available2024-08-23T14:43:38Z-
dc.date.issued2021-11-28-
dc.identifier.citationCITOLINO, Flávia Araújo. A ética como pilar da gestão empresarial. Orientador: Mariana Cristina da Cunha Souza. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22771-
dc.description.abstractA ética baliza o comportamento humano através do entendimento do que é considerável certo ou errado, dentro de cada sociedade, e assim cada grupo distinto cria seus próprios arcabouços éticos e morais. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da sociedade, os parâmetros éticos foram evoluindo e se moldando a conceitos filosóficos de cada época atingindo os patamares atuais, objetivando a reflexão da importância da ética nas práticas organizacionais juntamente com o entendimento do conceito de ética dentro dos diferentes contextos históricos de cada sociedade. As organizações empresariais entenderam a necessidade da elaboração, criação e implementação de códigos de ética e condutas para seus colaboradores e para terem uma gestão que alcance o sucesso de seus objetivos financeiros e de consolidação no mercado, trabalhando desta forma o fortalecimento de seus pilares éticos, através de seus próprios parâmetros balizadores. Isso se deu virtude dos anseios, cada vez mais crescentes da sociedade em geral, por ações de sustentabilidade e ética por parte das empresas e tendo como objetivo alcançarem à um patamar de maior confiabilidade e comprometimento por parte dos setores empresariais para com esta mesma sociedade.pt_BR
dc.description.abstractEthics guides human behavior through the understanding of what is considered right or wrong within each society, and thus each distinct group creates its own ethical and moral frameworks. Over time and with the development of society, ethical parameters have evolved and molded themselves to the philosophical concepts of each era, reaching the current levels, aiming to reflect the importance of ethics in organizational practices together with the understanding of the concept of ethics within the different historical contexts of each society. Business organizations have understood the need to develop, create and implement codes of ethics and conduct for their employees and to have a management that achieves the success of their financial objectives and consolidation in the market, thus working to strengthen their ethical pillars, through their own guiding parameters. This is due to the increasingly growing desires of society in general for sustainability and ethical actions on the part of companies and with the objective of reaching a level of greater reliability and commitment on the part of business sectors towards this same society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher157pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA ética como pilar da gestão empresarialpt_BR
dc.title.alternativeEthics as a pillar of business managementpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2021_2_flaviaacitolino_aeticacomopilardagestaoempresarial.pdf
  Restricted Access
445.61 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.