Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRUIZ, Paulo Roberto da Silva-
dc.contributor.authorMUNIZ, Leonardo Henrique da Silva-
dc.contributor.otherRUIZ, Paulo Roberto da Silva-
dc.contributor.otherTEIXEIRA, Luiz Gustavo-
dc.contributor.otherSILVA, Rodrigo Felipe da-
dc.date.accessioned2024-08-22T12:23:15Z-
dc.date.available2024-08-22T12:23:15Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationMUNIZ, Leonardo Henrique da Silva. Estudo introdutório da utilização do chatgpt por discentes de ciência de dados. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Adamantina, Adamantina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22713-
dc.description.abstractAtualmente, há um grande interesse no impacto que a inteligência artificial possui em diversos setores da sociedade, especialmente no ensino, onde ferramentas foram desenvolvidas para aliar rapidez na busca, praticidade e alta disponibilidade de conteúdo. Essas tecnologias são capazes de extrair dados e fornecer resultados com alto índice assertivo, proporcionando melhorias significativas nos estudos e aplicações no âmbito acadêmico. Este estudo combinou análises estatísticas, como contagens e médias, com análises qualitativas, explorando os sentimentos, motivações e desafios dos usuários. Essa abordagem integrada permitiu uma compreensão holística das necessidades dos usuários e fortaleceu a validade dos resultados, proporcionando insights valiosos para o desenvolvimento de produtos e serviços baseados no usuário. A pesquisa realizada com os estudantes do curso de Ciência de Dados revelou que todos utilizam o ChatGPT de alguma forma em seu dia a dia acadêmico. No contexto escolar, a ferramenta é utilizada principalmente para pesquisa sobre os temas abordados em sala de aula. Com base nos resultados obtidos, ficou evidente a importância dessa ferramenta no fortalecimento do aprendizado individual, tanto de forma educacional quanto prática.pt_BR
dc.description.abstractThere is currently significant interest in the impact of artificial intelligence across various sectors of society, particularly in education, where tools have been developed to combine speed in search, convenience, and high availability of content. These technologies can extract data and provide results with a high level of accuracy, leading to significant improvements in studies and applications within the academic realm. This study combined statistical analyses, such as counts and averages, with qualitative analyses, exploring users' feelings, motivations, and challenges. This integrated approach allowed for a holistic understanding of users' needs and strengthened the validity of the results, providing valuable insights for the development of user-based products and services. Research conducted with students in the Data Science course revealed that all of them use ChatGPT in some form in their academic daily lives. In the educational context, the tool is primarily used for research on topics covered in class. Based on the results obtained, the importance of this tool in strengthening both educational and practical individual learning became evident.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Ciência de Dadospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher291pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleEstudo introdutório da utilização do chatgpt por discentes de ciência de dadospt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Final- Leonardo Henrique da Silva Muniz.pdf
  Restricted Access
473.82 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.