Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22610Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | PAIVA, Sônia Maria Alves de | - |
| dc.contributor.author | MAGALHÃES, Amanda Gabrielli | - |
| dc.contributor.author | MORIJA, Julio Cesar | - |
| dc.date.accessioned | 2024-08-19T22:41:54Z | - |
| dc.date.available | 2024-08-19T22:41:54Z | - |
| dc.date.issued | 2024-06 | - |
| dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Amanda Gabrielli; MORIJA, Julio Cesar. A importância do conhecimento de primeiros socorros para profissionais das instituições escolares, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22610 | - |
| dc.description.abstract | Este projeto de pesquisa exploratória investiga a eficácia dos treinamentos em primeiros socorros voltados para profissionais de uma escola infantil municipal, com base na Lei Lucas, que exige a capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação. O estudo foi realizado na escola “Emeb Lúcia Seixas Pinto”, situada no interior de São Paulo, atendendo crianças de 0 a 3 anos. Inicialmente, foi avaliada a efetividade de um treinamento em massa oferecido pelo município a todos os funcionários das escolas municipais. Foi constatado que o formato, caracterizado por uma única sessão para um grande número de participantes, não foi eficiente. O excesso de pessoas dificultou a assimilação adequada das técnicas e comprometeu a qualidade do aprendizado. Como resposta a essas limitações, um segundo treinamento, mais direcionado e personalizado, foi conduzido exclusivamente para os funcionários da “Emeb Lúcia Seixas Pinto”. Este novo formato focou em práticas de primeiros socorros com ênfase no cuidado infantil, proporcionando uma interação mais direta e prática entre os participantes e os instrutores. Os resultados demonstraram que o treinamento específico foi significativamente mais eficaz. Os funcionários adquiriram um entendimento mais profundo das técnicas e relataram um aumento substancial na confiança para aplicar os conhecimentos em situações de emergência. A pesquisa destaca a importância de abordagens de capacitação adaptadas às necessidades específicas dos profissionais e do contexto escolar, promovendo não apenas a aquisição de habilidades, mas também a segurança e a prontidão para agir em emergências. O estudo sugere que a implementação de treinamentos contínuos e personalizados pode melhorar consideravelmente a preparação dos profissionais da educação em primeiros socorros, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e preparado para lidar com emergências médicas. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Enfermagem | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 060 | pt_BR |
| dc.subject | Primeiros Socorros | pt_BR |
| dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
| dc.title | A importância do conhecimento de primeiros socorros para profissionais das instituições escolares | pt_BR |
| dc.title.alternative | The importance of first aid knowledge for professionals in school institutions | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tecnico_em_enfermagem_2024_ 1 _amanda_gabrielli_magalhaes_a_importancia_do_conhecimento_de primeiros_socorros.pdf Restricted Access | 491.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.