Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTORRES, Leandro Vila-
dc.contributor.advisorMEIRELLES, Raquel Gomes-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Natânia Polo-
dc.contributor.otherMEIRELLES, Raquel Gomes-
dc.contributor.otherJABUR, Mara Regina Mellini-
dc.contributor.otherVENTURA JÚNIOR, Antônio Carlos Muniz-
dc.date.accessioned2024-08-16T19:30:41Z-
dc.date.available2024-08-16T19:30:41Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Natânia Polo. Migração de clientes de bancos privados e públicos para cooperativas de crédito: um estudo de caso no Sicoob Cooperac. 2017. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22557-
dc.description.abstractO presente trabalho demonstra algumas razões sobre a migração de clientes de bancos privados e públicos para as cooperativas, e como aumentaram os números desses nos últimos anos. O cooperativismo surge aproximadamente no ano de 1844 e, desde então, o setor está crescendo cada vez mais e mais na área financeira. O trabalho também apresenta descrições de todos os tipos de cooperativas e o crédito disponibilizado no sistema Sicoob para uso exclusivo do cooperado, como conta-corrente, conta-poupança, aplicação, recebimentos de contas no geral, diversificados empréstimos, transferências, etc. Ao final deste trabalho, é observado que os serviços prestados e produtos oferecidos pelas cooperativas de crédito estão crescendo constantemente e trazem cada vez mais migrantes de outras instituições financeiras (bancos públicos e comerciais), pois possuem um diferencial e são fortes concorrentes. Os dados teóricos e numéricos utilizados no trabalho foram obtidos em sites oficiais, e direto da Sicoob Cooperac, com grande confiança em relação à sua veracidade. Em hipótese alguma, foram utilizados dados de autorias desconhecidas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso único com questionário realizado com 30 cooperados ativos na cooperativa, (os conceitos envolvidos nas perguntas realizadas no questionário, são conceitos abrangentes que envolvem vários assuntos dentro de uma instituição financeira) com perfis empresariais que utilizam a cooperativa no mínimo uma vez por semana. Com base na análise dos resultados, através dos dados numéricos, questionamento e teóricos obtidos, é possível identificar de uma maneira clara e sucinta uma resposta ao problema da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper demonstrates some reasons about the migration of clients from private and public banks for cooperatives, and as increased the numbers of those in recent years. Cooperatives arises approximately in the year 1844, and since then the industry is growing more and more in the financial sector. The work also features descriptions of all types of cooperatives and credit available in the system for the exclusive use of the Sicoob cooperated, as current account, saving account, application, receipt of accounts in General, diversified loans, transfers, etc. At the end of this work, it is observed that the services and products offered by credit unions are growing constantly and bring more and more migrants from other financial institutions (public and commercial banks), therefore they possess a unique feature and is classified as a strong competitor. Theoretical and numerical data used in the study were obtained in official sites, and direct from Sicoob Cooperac, with great confidence regarding your veracity. No assumptions were used data from unknown publishers. The methodology used was a single case study with a questionnaire carried out with 30 members active in cooperative, (the concepts involved in the questions made in the questionnaire, are comprehensive concepts involving various subjects within a financial institution) with business profiles that use the cooperative at least once a week. Based on the analysis of the results, by means of numerical data, and theoretical questioning obtained, it is possible to identify a clear and succint manner an answer to the problem of research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher176pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMigração de clientes de bancos privados e públicos para cooperativas de crédito: um estudo de caso no Sicoob Cooperacpt_BR
dc.title.alternativeMigration of customers from private and public banks to credit unions: a case study at Sicoob Cooperacpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.