Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGARCIA-SANTOS, Mariana de Souza Leite-
dc.contributor.advisorDOMINGUES, João Carlos de Aguiar-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Priscila Sidnei Marques-
dc.contributor.otherDEZANI, Adriana Alvarenga-
dc.contributor.otherALVES JÚNIOR, Carlos Alberto-
dc.date.accessioned2024-08-14T17:53:17Z-
dc.date.available2024-08-14T17:53:17Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Priscila Sidnei Marques. Mercado pet: um estudo exploratório para o mercado de petiscos caninos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22413-
dc.description.abstractA evolução constante do mercado pet deve­se ao comportamento do consumidor, que diante de informações simultâneas está cada vez mais criterioso. Os tutores de animais de estimação, vem buscando produtos que não possuam ingredientes ou aditivos ou corantes artificiais, visando produtos com adição ingredientes de origem animal e vegetal de forma natural. Portanto, o objetivo deste trabalho foi a realização de um estudo exploratório para a implantação de uma empresa de petiscos caninos no município de São do Rio Preto, SP, Brasil, a fim de verificar a aceitabilidade do público-­alvo e abrir caminhos para outros negócios inovadores no setor pet, com o desenvolvimento de snacks saudáveis e sem adição de conservantes ou aditivos artificiais. Foram levantados dados de 65 tutores de cães utilizando a metodologia da plataforma google forms, e também foi determinado o índice de aceitabilidade (IA) pelos produtos. Os resultados deste trabalho demonstraram que os tutores de cães possuem idade entre 26 a 35 anos, representados por mulheres, com cerca de 67,69% com superior completo e renda acima de 2 a 3 salários mínimos, o que contribui para a escolha por alimentos mais saudáveis para seus animais pelo nível de conhecimento e poder aquisitivo. Segundo os tutores, o petisco sabor frango é o mais consumido pelos seus pets, que demonstrou um IA de 96,72%. Portanto, a implantação de uma empresa de petiscos caninos saudáveis na região de São José do Rio Preto pode ser um modelo de negócio e um sucesso de empreendimento, pois na região existem tutores/clientes que visam o bem estar e a satisfação dos seus animais de estimação.pt_BR
dc.description.abstractThe constant evolution of the pet market is due to consumer behavior, which in the face of simultaneous information is increasingly judicious. Conservation animal tutors have been looking for products that did not have ingredients or additives or artificial dyes, aiming at products with the addition of products of animal and vegetable origin in a natural way. Therefore, the objective of this work was to carry out a feasibility study for the implementation of a canine snacks company in the municipality of São do Rio Preto, SP, Brazil, in order to verify the acceptability of the target public and open paths for other businesses. innovators in the pet sector, with the development of healthy snacks and without the addition of preservatives or added additives. Data from 65 dog tutors were collected using the google forms platform methodology, and the acceptability index (AI) for the products was also determined. The results of this work require that dog tutors be between 26 and 35 years old, represented by women, with about 67.69% having completed higher education and income above 2 to 3 minimum winters, which contributes to the choice of foods healthier for your animals due to the level of knowledge and purchasing power. According to the tutors, the chicken­flavored snack is the most consumed by their pets, which proved to have an AI of 120.90%. Therefore, the implementation of a company of healthy canine snacks in the region of São José do Rio Preto can be a business model and a successful enterprise, since in the region there are tutors/customers who aim at the well­being and satisfaction of their pets.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Agronegóciopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher121pt_BR
dc.subjectNutrição animalpt_BR
dc.subjectAnimais domésticospt_BR
dc.subjectEstudos de mercadopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherRecursos Naturaispt_BR
dc.titleMercado pet: um estudo exploratório para o mercado de petiscos caninospt_BR
dc.title.alternativePet market: an exploratory study for the dog snack marketpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
agronegocio_2023_1_priscilasidneimarquesmendonca_mercadopetumestudoexploratorioparaomercado.pdf
  Restricted Access
264.88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.