Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22114
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SPIGOLON, Ana Lúcia | - |
dc.contributor.author | MORETE, Aneluce da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T20:37:20Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T20:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | MORETE, Aneluce da Silva. Informática na educação: capacitação de professores na rede de ensino fundamental e ensino médio estadual, 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22114 | - |
dc.description.abstract | Nos dias atuais, surgem a cada instante novas informações, que precisam ser rápidas e precisas. Constantemente, novas tecnologias se destacam, fazendo-se necessário a aprimoração de conhecimentos, não apenas em uma área específica. A informação e a educação são os pilares básicos da nossa sociedade. A Educação é a base de todo conhecimento; é ela quem forma as pessoas. Nos sistemas produtivos (maior enfoque da educação), a informação e o conhecimento são cruciais, pois o processo produtivo sempre se baseia em um certo grau de conhecimento e no processamento de informações. Com a Revolução Industrial, a qualidade dos produtos fabricados passou a ser verificada e a migração urbana aumentou. A partir de então, a tecnologia começou a se expandir. As novas invenções, como a máquina a vapor e o telefone, foram o grande auge da época. As guerras mundiais do século XX trouxeram novas mudanças: as grandes empresas passaram a investir no desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, criando-se o Transistor, que deu início a Era da Informática. Os primeiros computadores surgiram nos países desenvolvidos - Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos - e mais tarde se expandiram até aos subdesenvolvidos, como o Brasil. O homem começou a ser superado pela máquina e a produtividade associou-se à qualidade. Por todos esses motivos, a escolarização se tornou obrigatória, devido a alta demanda por informação e conhecimento. Os primeiros impulsos na área de Tecnologia na Educação ocorreram na década de setenta, nos Estados Unidos. Porém, no Brasil, somente em 1.981 através do I Seminário Nacional de Informática na Educação, foi-se estabelecido a incorporação das atividades de Informática Educativa nos setores cultural - sócio-político e pedagógico. A Informática nas Escolas Estaduais foi levada pelo Projeto EDUCOM (Educação com Computadores) através de cinco centros-piloto, que desenvolviam pesquisas e disseminaram o uso dos computadores nos métodos de ensino. Os cinco centros-piloto eram as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual de Campinas (UNICAMP), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1.987, criou-se o Programa de Ação Imediata em Informática na Educação de 1º e 2º graus, visando a capacitação dos professores, a implantação de Centros de Informática e Educação e a estimulação da produção de softwares educativos. Com o PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação), a presença de laboratórios de informática nas escolas públicas aumentou. Os recursos que o computador oferece são muitos, como por exemplo, a Internet e os jogos educacionais, que tem auxiliado bastante os educadores. Por isso, a Educação precisa acompanhar o desenvolvimento da sociedade, preparando os alunos de hoje para serem cidadãos atuantes nesta sociedade tão globalizada, onde a informação desempenhará um papel cada vez mais estratégico. Sendo assim, os educadores devem estar aptos a desempenharem o papel de emissores de informações junto à nova tendência - o computador. Para isso, o Governo Brasileiro vem criando programas para capacitar os professores do ensino público, como o PEC (Programa de Educação Continuada), porém nem todos os docentes estão dispostos a participar destes programas, devido a falta de incentivos (principalmente financeiros). Muitas escolas possuem computadores, mas faltam professores capacitados. A Informática é o setor que mais cresce e o seu uso se tornou rotina. A falta de conhecimentos desta técnica afeta em maior número as categorias mais qualificadas, por isso é necessária a inclusão da Informática nas escolas. O computador contribui no processo de aprendizagem; é usado para adquirir conhecimento, comunicar, se divertir; estimula o trabalho cooperativo e a troca de informações; motiva os alunos a desenvolverem suas tarefas. Com isso, ambas as partes - professor e aluno - saem ganhando, pois o aluno explora informações, troca de idéias e conceitos, e o professor adquire múltiplas condições de capacitação e atualização de conhecimentos, ampliando sua didática. Cabe ao professor, desenvolver um plano de aula utilizando um software que mais se adequa às suas necessidades. É por isso que o docente deve estar aberto para mudanças, principalmente quanto ao seu novo papel: o de criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno. Uma das perguntas mais freqüentes é a se o professor será substituído pela máquina. Isso não vai acontecer: o que ocorrerá é uma mudança de postura em relação ao processo de ensino-aprendizagem. O erro passa a fazer parte do processo de aprender, pois com ele, o aluno passa a depurar os seus conceitos. A relação professor-aluno também muda, pois o processo de aprendizagem fica nas mãos dos alunos, cabendo ao professor apenas fornecer as informações e orientá-los. Os professores precisam trocar idéias e experiências entre si, amenizando os receios trazidos pela introdução dos computadores nas salas de aula. Também precisam comunicar-se para que haja um planejamento em equipe das atividades a serem desenvolvidas no computador. Os educadores do futuro serão justamente aqueles que estão sempre aprendendo, assumindo um papel de pesquisadores em processo de mudança e se preparando para a nova realidade de um mundo tecnificado. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the current days, new information appear at every moment, that they need to be fast and necessary. Constantly, new technologies if detach, becoming necessary the aprimoração of knowledge, not only in a specific area. The information and the education are them basic pillars of our society. The Education is the base of all knowledge, not only in a specific area. In the productive systems (bigger approach of the education), the information and the knowledge are crucial, therefore the productive process always is based on a certain degree of knowledge and the processing of information. With the Industrial Revolution, the manufactured product quality passed to be verified and the urban migration increased. From now on, the technology started if to expand. The new inventions, as the machine the vapor and the telephone, had been the great height of the time. The wold-wide wars of century XX had brought new changes: the great companies had started to invest in the development of new technologies of communication, creating themselves the Transistor, that gave to beginning the Age of Computer science. The first computers had appeared in the developed countries. Germany, England and United States. e if had later expanded until the underdevelopeds, as Brazil. The man started to be surpassed by the machine and the productivity associated it the quality. For all these reasons, the escolarização if became obligator, due the hight demand for information and knowledge. The first impulses in the area of Technology in the Education had occurred in the decade of seventy, in the United States. However, in Brazil, only in 1.981 through the I National Seminary of Computer Science in the Education, the incorporation of the activities of Educative Computer science in the sectors was established cultural, social political and pedagogical. Computer science in the State Schools was taken by Project EDUCOM (Education with Computers) through five center-pilot, that developed research and had spread the use of the computers in the education methods. The five center-pilot was the Federal Universities of Rio De Janeiro (UFRJ), State of Campinas (UNICAMP), Federal of the Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal of Minas Gerais (UFMG) and Federal of Pernambuco (UFPE). In 1.987, the Program of Immediate Action in Computer science in the Education of 1º and 2º was created degrees, aiming at the qualification of the professors, the implantation of Centers of Computer science and Education and the stimulation of the educative production of softwares. With the PROINFO (National Program of Computer science in the Education), the presence of laboratories of computer science in the public schools increased. The resources that the computer offers are many, as for example, the educational InterNet and games, that have assisted sufficiently the educators. Therefore, the necessary Education to follow the development of the society, preparing the pupils of today being operating citizens in this so globalizada society, where the information will play a role each more strategical time. Being thus, the educators must be apt to play the together role of senders of information to the new trend, the computer. To this, the Brazilian Government comes creating programs to enable the professors of public education, as the PEC (Program of Continued Education), however nor all the professors are made use to participate of these programs, due the lack of incentives (mainly financial). Many schools possess computers, but they lack able professors. Computer science is the sector that more grow and its use if it became routine. The lack of knowledge of this technique affects in bigger number the categories most qualified, therefore the inclusion of Computer science in the schools is necessary. The computer contributes in the learning process; he is used to acquire knowledge, to communicate, if to amuse; it stimulates the cooperative work and the exchange of information; it motivates the pupils to develop its tasks. With this, both the parts, professor and pupil, they leave earning, therefore the pupil explores information, exchange ideas and concepts, and ehte professor acquires multiple conditions of qualification and update of knowledge, extending its didactics. He fits to the professor, to develop a lesson plan using a software that more is adjusted to its necessities. He is therefore that the professor must be open for changes, mainly how much to its new paper: of learning environment creator and the facilitador of the process of intellectual development of the pupil. One of the questions most frequent is if the professor will be substituted by the machine. This does not go to happen: what it will occur is a change of position in relation to the teach-learning process. The error starts to be partly to suit to learn, therefore with it, the pupil starts to purify its concepts. The also dumb relation professor-pupil, therefore the learning process is in the hands of the pupils, fitting to the professor to supply the information and only to guide them. The professors need to change to ideas and experiences between itself, brightening up the distrusts brought for the introduction of the computers in the classrooms. Also they need to communicate itself so that he has a planning in team of the activities to be developed in the computer. The educator of the future will be exactly those that are always learning, assuming a role of reseachers in change process and if preparing for the new reality of a tecnificado world. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Informática na educação: capacitação de professores na rede de ensino fundamental e ensino médio estadual | pt_BR |
dc.title.alternative | Information technology in education: teacher training in the state’s primary and secondary education network | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20022S_Aneluce da Silva Morete_OD2063.pdf Restricted Access | 9.77 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.