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dc.contributor.advisorALVES, Thiago Salhab-
dc.contributor.authorBEZERRA, Leonardo de Souza-
dc.contributor.otherWONRATH, Wilton Rufatto-
dc.contributor.otherVICENTINI, Eduardo Antonio-
dc.date.accessioned2024-07-26T16:42:56Z-
dc.date.available2024-07-26T16:42:56Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.citationBEZERRA, Leonardo de Souza. O impacto da abordagem de renderização na otimização para motores de busca, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21533-
dc.description.abstractComumente são utilizadas duas abordagens para renderizar o conteúdo de um site: renderização do lado do servidor (SSR) e renderização do lado do cliente (CSR). Ambas as abordagens possuem suas vantagens e desvantagens, sendo uma dessas otimização para motores de busca (SEO). Um site ter SEO ruim faz com que esse não apareça no topo das buscas feitas em mecanismos de busca, algo que pode ser muito prejudicial para aqueles que desenvolveram o site. Diversas fontes mostram que a abordagem CSR possui SEO pior do que a abordagem SSR e os principais motivos disso são: falta de compatibilidade com motores de busca, visto que alguns motores podem não ser capazes de processar conteúdo renderizado no lado do cliente e alguns problemas relacionados ao desempenho do site, visto que essa abordagem pode afetar a velocidade de carregamento inicial. Neste trabalho foram feitos testes de ambos esses aspectos, compatibilidade e desempenho, para determinar se a abordagem CSR, de fato, possui um impacto considerável em SEO. Através do teste de compatibilidade foi possível determinar que o mecanismo Google, o mais utilizado no mundo, é capaz de processar conteúdo renderizado no lado do cliente, mas não foi possível confirmar isso para outros mecanismos. Sendo assim, o aspecto da compatibilidade só se torna um possível problema caso se deseje indexar um site que use a abordagem CSR em algum mecanismo que não seja o Google. Já através do teste de desempenho, foi possível determinar que ambas as abordagens possuem vantagens e desvantagens. Com CSR, o site possui pior estabilidade visual e pior velocidade de carregamento do conteúdo, ao menos, em dispositivos menos potentes, tal como dispositivos móveis. Com SSR, o site possui pior exibição gradual do conteúdo e maior tempo em que a linha principal de execução do navegador fica bloqueada, ao menos, em dispositivos menos potentes, além de pior velocidade de resposta do servidor a primeira requisição do cliente caso o site possua muitos dados dinâmicos. Sendo assim, o desempenho pode se tornar um empecilho para SEO, tanto para a abordagem SSR quanto CSR, caso não sejam tomadas medidas que melhorem essas características.pt_BR
dc.description.abstractTwo approaches are commonly used to render a websites content: server-side rendering (SSR) and client-side rendering (CSR). Both approaches have their advantages and disadvantages, one of which is Search Engine Optimization (SEO). A website with poor SEO means that it does not appear at the top of searches made on search engines, something that can be very harmful for those who developed the website. Several sources show that the CSR approach has worse SEO than the SSR approach and the main reasons for this are: lack of compatibility with search engines, as some engines may not be able to process content rendered on the client side and some problems related to site performance, as this approach may affect initial loading speed. In this project, tests were carried out on both these aspects, compatibility and performance, to determine whether the CSR approach, in fact, has a considerably negative impact on SEO. Through the compatibility test, it was possible to determine that Google, the most used search engine in the world, is capable of processing content rendered on the client side, but it was not possible to confirm this for other engines. Therefore, the compatibility aspect only becomes a possible problem if you want to index a site that uses the CSR approach in an engine other than Google. Through the performance test, it was possible to determine that both approaches have advantages and disadvantages. With CSR, the website has worse visual stability and worse content loading speed, at least on less powerful devices, such as mobile devices. With SSR, the site has a worse gradual display of content and a longer time in which the browser's main thread of execution is blocked, at least on less powerful devices, in addition to worse server response speed to the first client request if the site have a lot of dynamic data. Therefore, performance can become an obstacle for SEO, both for the SSR and CSR approaches, if measures are not taken to improve these characteristics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectLinguagem de programaçãopt_BR
dc.subjectServidores de redept_BR
dc.subjectMotores de buscapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleO impacto da abordagem de renderização na otimização para motores de buscapt_BR
dc.title.alternativeThe impact of the rendering approach on search engine optimizationpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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