Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSIMÕES, Paulo Antônio-
dc.contributor.authorMENEZES, Cloves Hilário de-
dc.contributor.authorGINE, Diógenes Antônio Alves-
dc.contributor.authorSANTA, Felipe Aparecido dos Santos-
dc.contributor.authorARAÚJO, Felipe Ferreira de-
dc.contributor.authorSILVA, Itamar de Souza-
dc.date.accessioned2024-07-25T19:39:55Z-
dc.date.available2024-07-25T19:39:55Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationMENEZES, Cloves Hilário de; GINE, Diógenes Antônio Alves; SANTA, Felipe Aparecido dos Santos; ARAÚJO, Felipe Ferreira de; SILVA,Itamar de Souza. Bafômetro automotivo, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Eletroeletrônica) - Escola Técnica Estadual "Armando Pannunzio", Sorocaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21483-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso aborda o tema embriaguez ao volante. Visto que atualmente, 42% ou mais das mortes no trânsito em São Paulo são causadas por suspeitas de embriaguez ao volante. E tem por objetivo causar a diminuição de acidentes diários no trânsito com o uso excessivo do álcool, podendo causar riscos as pessoas (pedestres), e a quem dirige ficando expostos a qualquer situação. Do ponto de vista prático, mostra-se importante a implantação de projetos nos automóveis que tem a finalidade de bloquear o condutor a sair com o veículo estando embriagado no uso indevido do álcool. A pesquisa utiliza como métodos sites, jornais como por exemplo (DETRAN-SP e G1 Notícias). Neste trabalho o nosso foco principal e demonstrar de que o condutor faça obrigatoriamente o uso do bafômetro, que estará instalado no veículo na parte interna do carro (próximo ao volante), para que os sensores liberem a partida do carro, mas para que o carro possa entrar em funcionamento de se movimentar o proprietário precisará colocar o cinto de segurança e estar presente no assento fazendo com que o sensor detecte que o condutor esteja dentro do veículo, para que seja liberada a condução. Caso o condutor solte o cinto e desligue a ignição o carro automaticamente acione o sensor e faz com que haja uma contagem regressiva de 15s para o desligamento total do carro, e bloqueie o sistema de ignição. Para ele conseguir voltar a rodar com o veículo e necessário fazer o processo do sistema novamente, para que não conste nenhum resquício de álcool. Os resultados mais importantes indicam que assim, é possível concluir que com o uso desse equipamento, ajude a prevenir para que não ocorra inúmeros casos de acidentes envolvendo álcool e direção assim, mantendo a maior segurança de pedestres e outros condutores que estão nas ruas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Eletroeletrônicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher264pt_BR
dc.subjectInstrumento de medidapt_BR
dc.subjectÁlcoolpt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectDelito de transitopt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleBafômetro automotivopt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eletroeletronica_2024_1_cloves_hilario_de_menezes_bafometro automotivo.pdf
  Restricted Access
230.76 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.