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dc.contributor.advisorSANTOS, Luiz Carlos Terra dos-
dc.contributor.authorSILVA, Heitor Rocha da-
dc.date.accessioned2024-07-23T17:25:25Z-
dc.date.available2024-07-23T17:25:25Z-
dc.date.issued2024-06-29-
dc.identifier.citationSILVA, Heitor Rocha da. Logística reversa pós consumo de garrafas de vidro. 2024. (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21376-
dc.description.abstractO rápido desenvolvimento industrial e tecnológico a partir do século XX gerou uma grande quantidade de resíduos que se tornaram um problema ao meio ambiente e à sociedade. A grande maioria da composição dos resíduos sólidos urbanos é composta por embalagens e grande parte delas não é reaproveitada ou reciclada. As embalagens de vidro são as menos aproveitadas no processo de reciclagem, apesar do vidro ser 100% reciclável e poder ser passar por reciclagem várias vezes, o que constitui um problema ambiental. Portanto a presente pesquisa teve como objetivos abordar os conceitos de Logística Reversa (LR), o panorama da reciclagem e reutilização de garrafas de vidro de bebidas no Brasil e as principais operações da LR pós-consumo de garrafas de vidro de bebidas. Foi utilizada a metodologia qualitativa e exploratória através da revisão da literatura de dados disponíveis em bases de dados eletrônicas entre 2018 e 2024. A LR abrange a devolução de produtos de consumidores e usuários finais através da cadeia de suprimentos com vistas à sustentabilidade e deve ser usada para o ciclo das embalagens de bebida de vidro pós-consumo. A sua aplicação reduz os custos das embalagens, traz benefícios às cooperativas de catadores, reduz o problema ambiental quanto ao descarte das embalagens de vidro e aumenta a competitividade das empresas. Não foi encontrada no presente estudo uma solução única para implantação da LR de embalagens de vidro pós-consumo. As indústrias de bebidas e suas associações são as que mais investem em LR através da instalação de pontos de recolhimento de embalagens em pontos comerciais, parcerias com cooperativas e programas de conscientização do consumidor. Há muitos desafios na implantação da LR de embalagens de vidro devido à falta de cacos de vidro disponíveis para reciclar, baixo preço dos cacos, falta de estrutura das cooperativas e falta de separação adequada das embalagens pelo consumidor. Assim, o poder público juntamente com empresas e consumidores precisam agir de forma sinergética para enfrentar os desafios da LR para aumentar o 8 valor de venda do caco de vidro, melhorar a estruturação das cooperativas, dar incentivos a estas para a coleta do vidro e fazer mais ações com foco no consumidor para o descarte correto das embalagens de vidro pós-consumo.pt_BR
dc.description.abstractRapid industrial and technological development from the 20th century onwards generated a large amount of waste that became a problem for the environment and society. The vast majority of urban solid waste is made up of packaging and a large part of it is not reused or recycled. Glass packaging is the least used in the recycling process, despite glass being 100% recyclable and can be recycled several times, which constitutes an environmental problem. Therefore, the present research aimed to address the concepts of Reverse Logistics (LR), the panorama of recycling and reuse of glass beverage bottles in Brazil and the main operations of post-consumption LR of glass beverage bottles. A qualitative and exploratory methodology was used through a literature review of data available in electronic databases between 2018 and 2024. LR covers the return of products from consumers and end users through the supply chain with an eye to sustainability and should be used for the post-consumer glass beverage packaging cycle. Its application reduces packaging costs, brings benefits to waste picker cooperatives, reduces the environmental problem regarding the disposal of glass packaging and increases the competitiveness of companies. In this study, no single solution was found for implementing LR for post-consumer glass packaging. The beverage industries and their associations are those that invest the most in LR through the installation of packaging collection points at commercial points, partnerships with cooperatives and consumer awareness programs. There are many challenges in implementing LR glass packaging due to the lack of broken glass available for recycling, low price of broken glass, lack of cooperative structure and lack of adequate separation of packaging by the consumer. Therefore, public authorities, together with companies and consumers, need to act in a synergy to face the challenges of LR to increase the sales value of broken glass, improve the structuring of cooperatives, 10 provide incentives for them to collect glass and carry out more actions focused on the consumer for the correct disposal of post glass packaging -consumption.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher114pt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectVidropt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleLogística reversa pós-consumo de garrafas de vidropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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