Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21311
Title: | O técnico em segurança do trabalho no âmbito escolar: A saúde mental dos professores pós pandemia da covid-19. |
Authors: | SILVA, Kelly da |
Advisor: | MOREIRA, Carolina Sacco |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Saúde mental;Segurança do trabalho |
Issue Date: | 19-Jun-2024 |
Publisher: | 261 |
Citation: | SILVA, Kelly da. O técnico em segurança do trabalho no âmbito escolar: A saúde mental dos professores pós pandemia da covid-19, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2024. |
Abstract: | Após a pandemia, a saúde mental dos professores no ambiente escolar tornou-se ainda mais
urgente devido ao aumento do estresse e da ansiedade causados pelas mudanças no ensino,
como a transição para o ensino remoto e híbrido. Os professores enfrentaram desafios
adicionais, como a preocupação com a própria saúde e a dos alunos, se vendo obrigados a
adaptação à novas tecnologias e a lidarem com constantes incertezas. Tais pressões levaram
a um aumento nos casos de burnout, ansiedade e depressão entre os professores afetando
negativamente o seu bem-estar e o lado profissional. Portanto é essencial implementar
estratégias de apoio à saúde mental dos professores pós pandemia. Podemos incluir o
Técnico segurança do trabalho no quesito escolar polis ele desempenha um papel
fundamental na criaçao de um ambiente escolar , seguro e
saudável, incluindo apoio à saúde mental dos professores. Sua função inclui identificar e
avaliar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, como estresse relacionado ao
trabalho, sobrecarga de tarefas e falta de apoio emocional. Com base nessas avaliações, o
técnico pode recomendar medidas preventivas e intervencionais para mitigar esses riscos e
promover um ambiente de trabalho saudável.
Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é investigar os sinais e os níveis de ansiedade
desenvolvidos pelo corpo docente em decorrência do modelo de ensino remoto nos pós
pandemia.
Palavras-chave: Saúde mental. Segurança do Trabalho. Pandemia Covid-19 ABSTRACT In the wake of the pandemic, the mental health of teachers in the school environment has become even more urgent due to the increased stress and anxiety caused by changes in teaching, such as the transition to remote and hybrid teaching. Teachers faced additional challenges, such as worrying about their own health and that of their students, adapting to new technologies, and dealing with constant uncertainty. These pressures can lead to an increase in burnout, anxiety, and depression among teachers, negatively affecting their well-being. Therefore, it is essential to implement strategies to support the mental health of teachers post- pandemic. We can include the Occupational Safety Technician in the school environment because he plays a fundamental role in creating a safe and healthy school environment, including support for teachers' mental health. Their role includes identifying and assessing psychosocial risks in the workplace, such as work-related stress, under. Keywords: Mental health. Occupational Safety. Depression. Anxiety. Pandemic Covid-19 |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21311 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Técnico em Segurança do Trabalho no Âmbito Escolar A Saúde Mental dos 1.pdf Restricted Access | 751.93 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.