Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Paulo André de-
dc.contributor.authorPINTO, Amanda Karina Caetano-
dc.date.accessioned2024-07-04T17:18:29Z-
dc.date.available2024-07-04T17:18:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPINTO, Amanda Karina Caetano. Análise da depreciação de veículos nacionais por faixa de preço, 2019. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20829-
dc.description.abstractA depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Ela é praticamente unânime na indústria automotiva, basta que um automóvel zero quilômetro saia da concessionária para que haja perda de valor. A tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é um dos instrumentos mais importantes para avaliar a queda de preços de veículos, com dados que são apresentados de mês a mês. Como a indústria automotiva classifica os veículos de acordo com o ano de fabricação, o principal fator que influencia na depreciação de veículos, que é levado em consideração pelos compradores, é a idade do mesmo, quanto mais antigo, maior a chance de estar desgastado ou desatualizado devido o lançamento de modelos mais modernos. O cálculo de depreciação é a base de todo o processo de escolha e compra, até a manutenção e utilização desse bem. O objetivo desse trabalho foi analisar a depreciação de veículos nacionais selecionados de produção continuada no mercado brasileiro por faixa de preço. Foram utilizados dados ano a ano de veículos zero quilômetro a partir do ano de 2012. A conclusão obtida foi que há uma tendência semelhante de depreciação para veículos acima de R$ 90.000,00 e abaixo de R$ 50.000,00 e menos acentuada para a faixa entre R$ 50.000,00 e R$ 60.000,00.pt_BR
dc.description.abstractDepreciation is the loss of value of a good arising from its use, natural wear, of its obsolescence. It is a practically a consensus in the automotive industry, it is enough that a zero kilometer car leaves the concessionaire for there to be loss of value. The IERF (Institute of Economic Research Foundation) table is one of the most important instruments to evaluate the fall in prices of vehicles, with data that are presented from month to month. As automotive industry classifies vehicles according to the year of manufacture, the main factor influencing vehicle depreciation, which is taken into account by buyers, is the age of the vehicle, the older, the greater the chance of being worn or outdated due to the launch of more modern models. The calculation of depreciation is basis of the whole process of choosing and buying, up to the maintenance and use of that asset The objective of this work was to analyze the depreciation of selected domestic vehicles of continuous production in the Brazilian market by price range. Year-to-year data were used for zero km vehicles up to 2012. The conclusion was that there is a similar trend of depreciation for vehicles above R $ 90,000.00 and below R $ 50,000.00 and less accentuated for the range between R $ 50,000.00 and R $ 60,000.00.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher112pt_BR
dc.subjectAutomobilismopt_BR
dc.subjectLogística (custos)pt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAnálise da depreciação de veículos nacionais por faixa de preçopt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA KARINA C. PINTO.pdfAnálise da depreciação de veículos nacionais por faixa de preço292.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.