Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNOBREGA, Ricardo Sergio Neiva-
dc.contributor.authorARAÚJO, Lucas Buarque de-
dc.contributor.otherLUCIETTO, Renata Pierri-
dc.contributor.otherCAMPOS, João Manoel de-
dc.date.accessioned2024-07-03T17:50:53Z-
dc.date.available2024-07-03T17:50:53Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Lucas Buarque de. A exportação de mantas de fibra de vidro: um estudo de caso da 7-Fiber Glass, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20763-
dc.description.abstractComo parte indispensável de uma economia moderna, o comércio internacional é responsável pela globalização sistemática das linhas de produção, por significativo aumento de produtividade mundial e, consequentemente, por uma drástica redução no tempo necessário para suprir as necessidades de um determinado consumidor. Todavia, por se tratar de uma área complexa, a compreensão dos mecanismos que tornam possível que essa realidade não só se mantenha como se propague ainda não é generalizada. Este trabalho tem como objetivo analisar as atividades inerentes ao comércio exterior, como a escolha do mercado consumidor, as diferentes maneiras de exportação, as diversas formas de divulgação do produto no exterior etc. Para isso, descrevemos tais processos tendo como base a empresa criada academicamente 7-FiberGlass, produtora brasileira de lã de fibra de vidro, a qual decidiu começar seu processo de internacionalização mediante exportação ao Uruguai devido às facilidades oferecidas pelo país vizinho. A empresa busca, ademais, exportar sua mercadoria aos Emirados Árabes Unidos, em virtude da grande possibilidade de negócios que o mercado representa. Nota-se, ainda, a predileção por análises em artigos, sites e pesquisas bibliográficas, com o capítulo 1 do trabalho tratando dos termos intrínsecos ao comércio exterior, como o produto escolhido, os incoterms, os processos de exportação, etc e o capítulo 2 tratando da metodologia utilizada, e.g. o que caracteriza a pesquisa, quais métodos foram empregados, entre outros. Por fim, chega-se à conclusão, esta apresentada no capítulo 3, decorrente da análise de dados e revisão bibliográfica, bem como do exemplo de outras companhias que realizam as mesmas operações anteriormente.pt_BR
dc.description.abstractAs an indispensable part of a modern economy, international trade is responsible for the systemic globalization of assembly lines, for the considerable increase of overall productivity and, consequently, for a drastic reduction in the amount of time needed to provision the needs of a given consumer. However, since it is a complex area, comprehension of the mechanisms which allow this reality not only to continue but to also get spread is still not widespread. This work intends to show the activities which are inherent to foreign trade, such as the choice of the consumer market, different ways to export, the numerous ways of promoting a product abroad etc. In order to do so, we described such tasks as they happened on the academically-created company 7-FiberGlass, a Brazilian manufacturer of fiber glass, who decided to start its internationalization process by means of exports to Uruguay, on account of greater easiness offered by the neighboring country. Furthermore, the company aims to export its merchandise to the United Arab Emirates, due to the great business opportunity this market represents. It is important to note, furthermore, the predilection for article, websites and bibliographical research analyses, with chapter 1 of the work addressing terms which are intrinsic to foreign trade, such as the chosen product, incoterms, export processes et cetera and chapter 2 addressing the work’s methodology, e.g. what characterizes the research, which methods were applied, among other topics. Finally, it reaches the conclusion, properly presented on chapter 3, drawn from an analysis of the data and bibliographic review, as well as the example set by other companies which engaged in the same operations before.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA exportação de mantas de fibra de vidro: um estudo de caso da 7-Fiber Glasspt_BR
dc.title.alternativeThe export of fiberglass blankets: a case study of 7-Fiber Glasspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS BUARQUE DE ARAUJO.pdf
  Restricted Access
628.44 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.