Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBEGALLI, Rafaeli Cardozo Modolo-
dc.contributor.authorMOIZÉS, Gustavo-
dc.contributor.otherBICALHO, Simone Tiemi Taketa-
dc.contributor.otherSARTORI, Elisiane-
dc.date.accessioned2024-06-26T21:08:52Z-
dc.date.available2024-06-26T21:08:52Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.identifier.citationMOIZÉS, Gustavo. O mercado de oportunidades para o microempreendedor individual: o ensino da língua inglesa na cidade de Indaiatuba, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20401-
dc.description.abstractA língua inglesa é hoje uma língua de abrangência global e está presente na maioria dos países, seja como língua materna, secundária ou estrangeira. Há tempos domina o âmbito empresarial, uma vez que é a mais utilizada em empresas multinacionais e é considerada o principal idioma dos negócios. No Brasil não é diferente, graças a globalização e as parcerias firmadas internacionalmente, hoje contamos com a presença de centenas de empresas multinacionais em nosso território. Com isso, o domínio do inglês se tornou requisito básico para contratações e oportunidades de crescimento nesse tipo de organização, consequentemente influenciando as pessoas a buscar aprender e aprimorar o uso do idioma. Como infelizmente não contamos com um ensino público de qualidade, se tornar um usuário competente da língua apenas com o que se aprende nas escolas públicas é uma tarefa muito difícil. O mercado de ensino particular vem crescendo exponencialmente ao longo dos anos, já que cada vez mais e mais pessoas buscam alternativas que possam atender suas necessidades. Não é difícil pensar em escolas de idioma privadas como uma e até mesmo a principal delas, mas também vale considerar outras opções existentes, como as aulas particulares, os cursos online e até mesmo o aprendizado por conta própria. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento sobre o ambiente de oportunidades de empreendimento de ensino da língua inglesa com aulas particulares na cidade, levando em consideração a demanda existente na região, as ofertas de ensino e o ponto de vista das pessoas quanto a elas. Também busca auxiliar profissionais da área que desejam empreender no nicho de aulas particulares ao explorar alguns conceitos relevantes ligados a esse processo. A metodologia utilizada é uma pesquisa exploratória, quanto ao delineamento, será baseado em levantamento de dados referente ao macro e microambiente da Região Metropolitana de Campinas, no âmbito macro será levado em consideração a potencial demanda pela língua inglesa na RMC com base especificamente nos polos tecnológicos e empresas situadas na região, já no âmbito micro, a cidade de Indaiatuba será o foco da pesquisa aplicada, resultando em uma análise para atividade empreendedora no município, que abordará a oferta existente do ensino da língua inglesa ; o possível aumento da oferta e demanda por aulas particulares e seus respectivos motivos; o perfil dos consumidores do serviço e o potencial crescimento do segmento das aulas em escolas particulares e do ensino personalizado presencial e online. Os resultados do trabalho possibilitaram concluir que as aulas particulares são vistas positivamente tanto em termos de custo x benefício quanto aprendizado, mas que também possuem pontos fracos a serem explorados e melhorados de forma a contribuir para que atuantes no nicho em questão possam oferecer um melhor serviço e ganhar mais espaço no mercado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectMercadospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO mercado de oportunidades para o microempreendedor individual: o ensino da língua inglesa na cidade de Indaiatubapt_BR
dc.title.alternativeThe market of opportunities for the individual micro-entrepreneur: Teaching the English language in the city of Indaiatubapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gustavo Moizés.pdf
  Restricted Access
1.82 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.