Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSTUCHI, Daniela Terenzi-
dc.contributor.authorPELOSI, Laura Maria-
dc.date.accessioned2024-06-24T22:47:05Z-
dc.date.available2024-06-24T22:47:05Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationPELOSI, Laura Maria. A disponibilidade de produtos destinados ao público vegetariano nos supermercados da cidade de Piracicaba-SP. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Alimentos) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20307-
dc.description.abstractO vegetarianismo é um estilo de dieta em constante ascensão no Brasil. O motivo para que alguém adquira esse tipo de dieta ocorre por diversos motivos, como religião, saúde, manutenção do meio ambiente e empatia pelos animais. Mais do que uma dieta, o vegetarianismo se tornou um mercado em constante crescimento e que possui a necessidade de atender cada vez mais pessoas. Os produtos desenvolvidos pela indústria podem ou não se assemelhar aos de origem animal, agradando aos diferentes gostos. Apesar dos produtos desenvolvidos serem destinados aos vegetarianos, existem marcas que corroboram com a exploração animal, indo contra o pensamento de muitos veganos e abrindo um debate referente ao mercado atual. Devido avanços tecnológicos e a amplitude de produtos já criados, o presente estudo visa analisar a disponibilidade de produtos destinados ao público vegetariano nos supermercados da cidade de Piracicaba-SP. Devido ao tema, é possível discutir sobre diferentes aspectos que podem ser observados durante a visualização dos produtos disponíveis, quais os supermercados com a maior disponibilidade de produtos para o público vegetariano, a categoria de estabelecimentos onde mais foi possível encontrar esses tipos de itens, a categoria de produtos mais encontrados, a quantidades de produtos análogos e não-análogos cárneos, marcas mais encontradas, suas origens e envolvimento com a exploração animal, produtos mais encontrados, presença do selo SVB, terminologias nas embalagens, regiões da cidade onde estão localizados uma quantidade maior de itens, disposição dos produtos nas prateleiras e, por último, uma comparação de preço dos produtos. Os resultados foram obtidos através da elaboração de planilhas e gráficos, os quais demonstraram uma gama de produtos disponíveis e outros dados. Sendo assim, é possível sugerir possíveis pesquisas a serem desenvolvidas diante do presente estudo.pt_BR
dc.description.abstractVegetarianism is a style of diet that is constantly on the rise in Brazil. The reason for someone to acquire this type of diet is for several reasons, such as religion, health, maintenance of the environment, and empathy for animals. More than a diet, vegetarianism has become a constantly growing market that has the need to serve more and more people. The products developed by the industry may or may not resemble those of animal origin, pleasing different tastes. Although the products developed are intended for vegetarians, there are brands that corroborate animal exploitation, going against the thinking of many vegans and opening a debate regarding the current market. Due to technological advances and the breadth of products already created, the present study aims to analyze the availability of products aimed at the vegetarian public in supermarkets in the city of Piracicaba-SP. Due to the theme, it is possible to discuss different aspects that can be observed during the visualization of the available products, which supermarkets have the highest availability of products for the vegetarian public, the category of establishments where it was most possible to find these types of items, the category of most found products, the quantities of analogous and non-analogous meat products, most found brands, their origins and involvement with animal exploitation, most found products, presence of the SVB seal, terminologies on the packaging, regions of the city where a greater number of items are located, arrangement of the products on the shelves and, finally, a price comparison of the products. The results were obtained through the elaboration of spreadsheets and graphs, which showed a range of available products and other data. Thus, it is possible to suggest possible studies to be developed in view of the present study.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Alimentospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectVegetarianismopt_BR
dc.subjectEstudos de mercadopt_BR
dc.subjectColeta de dadospt_BR
dc.subject.otherProdução Alimentíciapt_BR
dc.titleA disponibilidade de produtos destinados ao público vegetariano nos supermercados da cidade de Piracicaba-SPpt_BR
dc.title.alternativeThe availability of products for vegetarians in supermarkets in the city of Piracicaba-SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alimentos_2023_2_lauramariapelosi_disponibiliaddedeprodutosdestinadosaopublicovegetarianonossupermercados.PDF
  Restricted Access
1.21 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.