Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20169
Title: Estudo de tempos em praça de pedágio nas pistas manuais e automáticas- um estudo de caso
Authors: FERREIRA, Marcos Vinícius
Advisor: HERCULANI, Rhadler
type of document: Relatório Técnico
Keywords: Pedágios;Rodovias
Issue Date: 2021
Publisher: 280
Citation: FERREIRA, Marcos Vinicius. Estudo de tempos em praça de pedágio nas pistas manuais e automáticas - um estudo de caso, 2021. Trabalho de conclusão de curso. (Curso Superior de Tecnologia)-Fatec Jorge Caram Sabbag, Bebedouro.2021
Abstract: Com as privatizações das rodovias no Brasil, houve uma melhora no nível de serviço e a qualidade das pistas puderam ser nitidamente notadas. Com isso essas empresas buscam crescimento junto a seus clientes, otimizando layout e trazendo tecnologias para atingir os objetivos da empresa. A empresa precisa aprender certas habilidades para ser inovadora e desenvolver uma tecnologia que seja viável. A tecnologia da informação é muito importante no desempenho das empresas, por isso a tecnologia é fundamental para o ciclo de vida dos produtos e serviços. Essa pesquisa tem como base uma concessionária de rodovias do interior do estado de São Paulo, onde o objetivo é simular os tempos despendidos de uma praça de pedágio através do software Arena para analisar as diferenças do tempo de atendimento das pistas manuais , de tem uma interação com o arrecadador para realizar a cobrança, e do tempo de atendimento das pistas AVI - Identificação Automática do veículo, onde é realizado através de uma automação eletrônica. Caso tenha uma divergência muito grande na análise dos tempos de comparação, serão propostas melhorias, ações corretivas e/ou investimentos para a concessionaria com base nos indicadores de tempo. Para isto utilizou-se métodos de pesquisa bibliográfica e histórica, com caráter quantitativo, onde utilizou-se da teoria para conseguir realizar as simulações no software Arena. Este estudo de caso foi realizado colhendo deste os tempos de chegada dos veículos em uma praça de pedágio, até o tempo de atendimento dos mesmos. Após realizada as simulações no software Arena, analisado os resultados, verificou-se que há uma grande diferença nos tempos de atendimento entre as pistas manuais e AVI's. Onde no uso da pista AVI, o tempo de atendimento é quase que nulo pois a cobrança é feita com o carro em movimento, com uma velocidade máxima 40km/h. Com os relatórios notou-se o uso de recursos dos arrecadadores das pistas manuais ficaram em 75% do tempo. Uma solução viável após analisar os relatórios é uma ampla divulgação e adesão por parte dos motoristas para fazer uso da tecnologia do sistema AVI.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20169
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Vinicius Ferreira - Relatório Técnico.pdf
  Restricted Access
567.97 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.