Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFORMAGGIO, Filomena Maria-
dc.contributor.authorPONTEDURA, Vanessa Moreno-
dc.date.accessioned2024-06-20T20:35:32Z-
dc.date.available2024-06-20T20:35:32Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.identifier.citationPONTEDURA, Vanessa Moreno. Fatores que impactam a comunicação em empresas familiares: revisão. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20163-
dc.description.abstractO presente artigo estuda os fatores que impactam a comunicação efetiva em empresas familiares com a capacidade econômica cadastrada como sendo de pequeno porte. Os objetivos desse trabalho incidem sobre a contextualização de empresa familiar, inclusive no Brasil, abordando especificamente as empresas de pequeno porte (EPP). Outro objetivo desse estudo é conceituar a comunicação empresarial, compreendendo seus tipos, características e sua importância. E por fim descrever os principais fatores que influenciam os ruídos na comunicação em empresas familiares de pequeno porte. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se em apuração bibliográfica do tipo exploratória-descritiva em fontes secundárias. As empresas familiares são modelos de negócio com grande representatividade para a economia do Brasil, e para administrá-las é importante que exista uma gestão profissional. Os interesses do negócio são prioridades, sendo assim, é preciso distingui-los das relações familiares, as quais podem acabar se confundindo com o propósito da organização e levá-la ao insucesso empresarial. Esse estudo constatou que a comunicação efetiva nessas empresas é impactada principalmente por conflitos familiares mal resolvidos em decorrência dos laços afetivos. Tais fatores influenciam o clima organizacional, a motivação dos funcionários, impacta na saúde financeira da empresa, dentre outras consequências para o negócio. Sendo assim, para sobreviver no mercado competitivo é necessário aperfeiçoamento contínuo da gestão da companhia, aplicação das funções básicas da administração e busca constante no aperfeiçoamento e melhoria contínua da comunicação empresarial.pt_BR
dc.description.abstractThis article studies the factors that impact effective communication in family businesses with economic capacity registered as being small. The objectives of this work focus on the contextualization of family businesses, including in Brazil, specifically addressing small businesses. Another objective of this study is to conceptualize business communication, understanding its types, characteristics and importance. And finally, describe the main factors that influence communication noise in small family businesses. To this end, the methodology used was based on exploratory-descriptive bibliographic research in secondary sources. Family businesses are business models with great representation for the Brazilian economy, and to manage them it is important to have professional management. The interests of the business are priorities, therefore, it is necessary to distinguish them from family relationships, which can end up being confused with the purpose of the organization and lead to business failure. This study found that effective communication in these companies is impacted mainly by unresolved family conflicts due to emotional ties. Such factors influence the organizational climate, employee motivation, impact on the company's financial health, among other consequences for the business. Therefore, to survive in the competitive market it is necessary to continually improve the company's management, apply the basic functions of administration and constantly seek to perfect and continually improve business communication.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleFatores que impactam a comunicação em empresas familiares: revisãopt_BR
dc.title.alternativeFactors that impact communication in family businesses: a reviewpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2023_2_vanessamorenopontedura_fatoresqueimpactamacomunicacaoemempresasfamiliares.pdf
  Restricted Access
512.31 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.