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dc.contributor.advisorFORMAGGIO, Filomena Maria-
dc.contributor.authorFORTI, Bárbara Costa-
dc.contributor.authorCAMPOS, Paula Serafim de-
dc.date.accessioned2024-06-20T17:05:05Z-
dc.date.available2024-06-20T17:05:05Z-
dc.date.issued2023-06-
dc.identifier.citationFORTI, Bárbara Costa; CAMPOS, Paula Serafim de. Comunicação não violenta e inteligência emocional: um olhar sobre o ambiente empresarial. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20124-
dc.description.abstractEste artigo teve como objetivo investigar a importância da Comunicação Não Violenta no ambiente interno das organizações. Foi realizada uma análise bibliográfica abordando o conceito e as características da comunicação, com foco específico no contexto empresarial e entre os membros internos das organizações. O estudo buscou compreender a relação entre o desenvolvimento da Inteligência Emocional e as práticas da Comunicação Não Violenta. Foi estruturado a partir dos principais conceitos teóricos, como os colaboradores que possuem inteligência emocional são capazes de lidar com o estresse, manter a calma em situações complicadas e desenvolver empatia, o que favorece a construção de relacionamentos positivos com colegas, superiores e clientes. Discutiu-se como a relação da Inteligência Emocional e da Comunicação Não Violenta facilitam a construção de relações de confiança e respeito, melhoram a qualidade da comunicação interna e os conflitos interpessoais. Isso resulta em uma maior satisfação dos colaboradores, aumento da motivação e engajamento, promove um clima organizacional mais positivo e saudável, além do aprimoramento das habilidades de liderança, permitindo que os gestores inspirem e influenciem suas equipes de forma positiva. Este artigo apresenta, também, os estudos de Goleman (1998) destacando que a comunicação não violenta promove a compreensão mútua, fortalece os vínculos entre os colaboradores e facilita a resolução de conflitos, além de aumentar a confiança e o engajamento dos colaboradores, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo. Com este estudo, pode-se perceber que as empresas que investem no bem-estar dos colaboradores e na melhoria dos resultados organizacionais, criam um ambiente propício para o crescimento e o sucesso a longo prazo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the importance of Non-Violent Communication in the internal environment of organizations. A bibliographical analysis was carried out addressing the concept and characteristics of communication, with a specific focus on the business context and between the internal members of organizations. The study sought to understand the relationship between the development of Emotional Intelligence and Non-Violent Communication practices. It was structured from the main theoretical concepts, such as employees who have emotional intelligence are able to deal with stress, remain calm in complicated situations and develop empathy, which favors the construction of positive relationships with colleagues, superiors and customers. It was discussed how the relationship between Emotional Intelligence and Non-Violent Communication facilitate the construction of relationships of trust and respect, improve the quality of internal communication and interpersonal conflicts. This results in greater employee satisfaction, increased motivation and engagement, promotes a more positive and healthy organizational climate, and improves leadership skills, allowing managers to inspire and positively influence their teams. This article also presents Goleman's studies (1998), highlighting that non-violent communication promotes mutual understanding, strengthens bonds between collaborators and facilitates conflict resolution, in addition to increasing collaborators' trust and engagement, creating a more collaborative and productive work environment. With this study, it can be seen that companies that invest in the well-being of employees and in the improvement of organizational results, create an environment conducive to growth and long-term success.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectInteração interpessoalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComunicação não violenta e inteligência emocional: um olhar sobre o ambiente empresarialpt_BR
dc.title.alternativeNon-violent communication and emotional intelligence: a look at the business environmentpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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