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dc.contributor.advisorMARINI, Maria Helena Bernardo-
dc.contributor.authorSILVA, Aline Antoniali-
dc.date.accessioned2024-06-14T23:07:08Z-
dc.date.available2024-06-14T23:07:08Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Antoniali. O uso do Brandwashing como estratégia de marketing. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19922-
dc.description.abstractO termo "BrandWashing," cunhado por Naomi Klein em seu livro "No Logo" de 1999, descreve estratégias de marketing nas quais as marcas se apropriam de ideologias e movimentos sociais para promover seus produtos e influenciar os consumidores. Essa estratégia é fundamentada em técnicas psicológicas, como apelos emocionais, medo, felicidade, nostalgia e responsabilidade social, para persuadir os consumidores a tomar decisões de compra. O BrandWashing visa criar empatia junto ao público, capitalizando a crescente importância da responsabilidade social das empresas desde os anos 70. As marcas não buscam apenas vender produtos, mas também transmitir uma imagem de compromisso com causas sociais e valores compartilhados com sua audiência. No entanto, o Brandwashing levanta tópicos sobre a autenticidade das intenções das empresas e se elas realmente se comprometem com as causas que promovem. Em vista disso, através da pesquisa bibliográfica o presente estudo teve por objetivo contextualizar o marketing ao longo das eras, desde o Marketing 1.0 até o Marketing 4.0, destacando a evolução das estratégias de Marketing e sua interação com a persuasão e motivação dos consumidores. Também teve por objetivo conceituar o BrandWashing e apresentar como essa estratégia é implementada no marketing, além de destacar a transparência e ética na implementação de técnicas de persuasão utilizadas para impulsionar as vendas. O termo se tornou um tópico relevante no mundo do marketing e da publicidade, levantando questões sobre ética e sinceridade na promoção de marcas, à medida que as empresas buscam envolver os consumidores e atender às suas expectativas em relação a questões sociais e éticas. Em um mundo onde os consumidores estão cada vez mais conscientes e críticos, conclui-se que a autenticidade e a transparência são cruciais para o sucesso a longo prazo das marcas.pt_BR
dc.description.abstractThe term "BrandWashing," coined by Naomi Klein in her 1999 book "No Logo," describes marketing strategies in which brands appropriate ideologies and social movements to promote their products and influence consumers. This strategy is based on psychological techniques, such as emotional appeals, fear, happiness, nostalgia and social responsibility, to persuade consumers to make purchasing decisions. BrandWashing aims to create empathy with the public, capitalizing on the growing importance of corporate social responsibility since the 1970s. Brands not only seek to sell products, but also convey an image of commitment to social causes and shared values with their audience. However, Brandwashing raises topics about the authenticity of companies' intentions and whether they are truly committed to the causes they promote. In view of this, through bibliographical research, the present study aimed to contextualize marketing throughout the eras, from Marketing 1.0 to Marketing 4.0, highlighting the evolution of Marketing strategies and their interaction with the persuasion and motivation of consumers. It also aimed to conceptualize BrandWashing and present how this strategy is implemented in marketing, in addition to highlighting transparency and ethics in the implementation of persuasion techniques used to boost sales. The term has become a hot topic in the world of marketing and advertising, raising questions about ethics and sincerity in brand promotion, as companies seek to engage consumers and meet their expectations regarding social and ethical issues. In a world where consumers are increasingly aware and critical, it follows that authenticity and transparency are crucial to the long-term success of brands.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO uso do Brandwashing como estratégia de marketingpt_BR
dc.title.alternativeThe use of brandwashing as a marketing strategypt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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