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dc.contributor.advisorSILVA, Helena Cibele de Souza-
dc.contributor.authorZIMMER, Vithoria Fernandes de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-06-13T19:10:53Z-
dc.date.available2024-06-13T19:10:53Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationZIMMER, Vithoria Fernandes de Oliveira. Treinamento para prevenção de doenças emocionais e psicológicas nas empresas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração). Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19837-
dc.description.abstractAo longo dos anos, o mercado de trabalho vem passando por situações alarmantes de crescimento de doenças emocionais, problema este que é agravado devido muitas empresas não fazerem uso de nenhum recurso ou projeto para diminuir esta causa, ou até mesmo pelo próprio funcionário não se importar com sua saúde emocional. A maioria dos investimentos em cursos voltados para os colaboradores, raramente depositam foco para a causa, algo então que acaba sendo desconsiderado indiretamente. Por conta dessa ausência de suporte e falta de atenção, estão se multiplicando os casos de depressão, síndrome do pânico, ansiedade e estresse excessivo causados pelo trabalho. Integrantes e colaboradores de uma equipe ao passar pelas situações citadas acima, infelizmente contribuem em formar um ambiente hostil e gerar um clima organizacional exaustivo. Tendo em vista o que foi relatado, o presente trabalho tem a intenção de auxiliar as empresas no oferecimento de um treinamento que propicie a prevenção de situações que possam acarretar doenças emocionais ou psicológicas em seus colaboradores. O objetivo é apresentar um e-book que apresente orientações de como melhorar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), e trazer para reflexão de gestores e funcionários os motivos pelos quais é tão importante levar a saúde mental como prioridade. Assim, a metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa, quantitativa, bibliográfica e exploratória.pt_BR
dc.description.abstractOver the years, the job market has been going through alarming situations of growth of emotional illnesses, a problem that is aggravated because many companies do not make use of any resource or project to reduce this cause, or even because the employee himself does not care. with your emotional health. Most investments in courses aimed at employees rarely focus on the cause, something that ends up being indirectly disregarded. Due to this lack of support and lack of attention, cases of depression, panic syndrome, anxiety and excessive stress caused by work are multiplying. Members and collaborators of a team, when going through the situations mentioned above, unfortunately contribute to forming a hostile environment and generating an exhausting organizational climate. In view of what has been reported, the present work intends to help companies in offering training that promotes the prevention of situations that can lead to emotional or psychological illnesses in their employees. The objective is to present an e-book that presents guidelines on how to improve the Quality of Life at Work (QWL), and to bring to the reflection of managers and employees the reasons why it is so important to take mental health as a priority. Thus, the research methodology used was qualitative, quantitative, bibliographic, and exploratory.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher198pt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleTreinamento para prevenção de doenças emocionais e psicológicas nas empresaspt_BR
dc.title.alternativeTraining to prevent emotional and psychological illnesses in companiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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