Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Leandro Guarino de-
dc.contributor.authorMACEDO, Felipe Monteiro-
dc.contributor.authorGUILERME, Borges-
dc.contributor.authorTENORIO, Italo de Souza-
dc.contributor.authorARAUJO, Kátia Mariana Vieira de-
dc.contributor.authorBURGARELLI, Patrick Hernandes Ferreira-
dc.contributor.authorPEDRO, Yuri Marcondes-
dc.date.accessioned2024-06-05T19:35:35Z-
dc.date.available2024-06-05T19:35:35Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationMACEDO, Felipe Monteiro; BORGES, Guilherme; TENORIO, Italo de Souza; ARAUJO, Kátia Mariana Vieira de; BURGARELLI, Patrick Hernandes Ferreira; PEDRO, Yuri Marcondes. Desenvolvimento de uma Plataforma para Venda de Itens de Jogos, 2021. Relatório Técnico-científico (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Prof João Mod. Guaratinguetá 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19511-
dc.description.abstractOs jogos eletrônicos têm ganhado destaque nas indústrias de entretenimento e têm se firmado nesse mercado nos últimos tempos. Sua produção requer uso de atividades criativas e técnicas, que produzem novas tecnologias, as quais são responsáveis pelo surgimento de novos produtos e serviços que favorecem consideravelmente o crescimento do setor de entretenimento na economia. Para tal, esse trabalho busca analisar o mercado de jogos online da atualidade com ênfase na venda e compra de bens de consumo dentro dos jogos, bens esses que são itens imateriais e digitais como armas, roupas, veículos, móveis, contas, moedas entre outros, comprados e vendidos no comércio eletrônico. O objetivo é compreender esse tipo mercado para auxiliar no desenvolvimento de uma plataforma que possibilite a venda de tais itens, visto que atualmente muitos jogadores casuais e profissionais têm dificuldade para realizar esse tipo de transação, por não existir um local próprio e confiável para tal. Conjuntamente objetiva-se a construção de um negócio eletrônico, para auxiliar nas atividades da plataforma no meio digital. A metodologia consiste em propor um modelo de negócio através de ferramentas como Business Model Canvas, Mapa de empatia, Análise de Viabilidade, Buyer Persona e o Brand Persona, Matriz SWOT e pesquisas de mercado, para entender e estruturar os principais aspectos que definem o funcionamento de um negócio. No desenvolvimento da plataforma utilizou-se de serviços do sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress, utilizando a linguagem de programação PHP e o banco de dados relacional MySQL. Para o desenvolvimento front-end, preferiu-se o framework de código aberto React, baseado na linguagem de programação JavaScript. Tais ferramentas auxiliaram no desenvolvimento da plataforma virtual, que é um marketplace de vendas de itens de jogo. Atualmente apresenta funcionalidades, como de login, cadastro, postagem e visualização de um novo item.Electronic games have been gaining prominence in the entertainment industries and establishing themselves in this market in recent times. Their production requires the use of creative and technical activities that produce new technologies, responsible for the appearance of new products and services that considerably favor the growth of the entertainment sector in the economy. To this end, this paper seeks to analyze the current market of online games with emphasis on the sale and purchase of consumer goods within games, goods that are intangible, such as weapons, clothing, vehicles, furniture, notes, coins, among others, bought and sold in electronic commerce. The goal is to understand this type of market to help develop a platform that allows the sale of such items, since currently many casual and professional gamers find it difficult to conduct this type of transaction because there is no suitable and reliable place to do so. The goal is to build an e-business that helps the platform's activities in the digital environment. The methodology consists of proposing a business model using tools such as Business Model Canvas, Empathy Map, Feasibility Analysis, Buyer Persona and Brand Persona, SWOT Matrix, and market research, to understand and structure the main aspects that define the operation of a business. The platform development used the services of the WordPress content management system, using the PHP programming language and MySQL relational database. Part of the visuals was preferred to open source React, based on the JavaScript programming language. Such tools helped in the development of the virtual platform, which is a marketplace for sales of game items. Currently has features such as login, registration, posting and viewing of a new item.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher106pt_BR
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectSqlpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma para venda de itens de jogospt_BR
dc.typePlano de Negóciospt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.