Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMALHO, Alexandra Villanova-
dc.contributor.authorFERREIRA, Aline Cristina Santos-
dc.contributor.authorARAÚJO, Amanayara Andrade de-
dc.contributor.authorSILVA, Beatriz Sabino da-
dc.contributor.authorFERREIRA, Giovanna Marcolino-
dc.date.accessioned2024-06-04T15:33:33Z-
dc.date.available2024-06-04T15:33:33Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Aline Cristina Santos et al. Marketing e gestão ESG: a abordagem de temas ambientais, sociais e de governança para fidelizar clientes da doceria Belo Brigadeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19384-
dc.description.abstractTendo em vista o atual engajamento dos consumidores com questões ambientais, sociais e de governança e a onerosidade e aparente complexidade do tema para micro e pequenos empreendimentos, este estudo justifica-se em elaborar um planejamento para implementação das práticas na microempresa com a utilização das estratégias de marketing, especialmente o branding, para proporcionar uma maior visibilidade para as ações do negócio e as vantagens do ESG (Environmental, Social and Governance). Ainda tem como objetivo estudar a aplicabilidade de estratégias ESG para a fidelização de clientes na microempresa do ramo de docerias Belo Brigadeiro. Nos aspectos metodológicos, este estudo classifica-se como uma pesquisa aplicada baseada em pesquisa bibliográfica e estudo de caso na empresa Belo Brigadeiro. A partir de pesquisa quali-quantitativa, foi possível analisar a motivação dos consumidores para o retorno ao consumo em estabelecimentos que adotem práticas sociais e ambientais e, por intermédio da entrevista ao local, identificou-se o desconhecimento da importância do tema. Desse modo, ao decorrer do trabalho, foram realizadas diversas ações para promover o conhecimento e conscientização acerca da temática, haja visto que foi desenvolvido um plano, com a produção de um vídeo e um e-book, dentre outras. Portanto, de maneira geral, foram obtidos resultados relevantes com o desenvolvimento do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the current engagement of consumers with environmental, social and governance issues and the onerous and apparent complexity of the topic for micro and small enterprises, this study is justified in developing a plan for implementing practices in micro-enterprises using strategies marketing, especially branding, to provide greater visibility for the business’s actions and the advantages of ESG (Environmental, Social and Governance). It also aims to study the applicability of ESG strategies for customer loyalty in the micro-enterprise in the Belo Brigadeiro candy store sector. In methodological aspects, this study is classified as applied research based on bibliographical research and a case study at the company Belo Brigadeiro. Based on qualitative and quantitative research, it was possible to analyze consumers’ motivation to return to consumption in establishments that adopt social and environmental practices and, through on-site interviews, the lack of knowledge of the importance of the topic was identified. Thus, during the course of the work, several actions were carried out to promote knowledge and awareness about the topic, given that a plan was developed, with the production of a video and an e-book, among others. Therefore, in general, relevant results were obtained with the development of the work.en
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher181pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMarketing e gestão ESG: a abordagem de temas ambientais, sociais e de governança para fidelizar clientes da doceria Belo Brigadeiropt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
etimadm_2023_ferreira_marketing-e-gestao-esg.pdfMarketing e gestão ESG: a abordagem de temas ambientais, sociais e de governança para fidelizar clientes da doceria Belo Brigadeiro648.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.