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dc.contributor.advisorBIGUINAS, Beatriz-
dc.contributor.authorLIMA, Bianca Xavier de-
dc.contributor.authorSOUZA, Júlia Fernandes de Souza-
dc.contributor.authorNUNES, Manuella Damasceno Lotti-
dc.contributor.authorSANTOS, Pamela dos-
dc.contributor.authorSILVA, William Marcos Ribeiro da-
dc.date.accessioned2024-06-03T21:48:46Z-
dc.date.available2024-06-03T21:48:46Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationLIMA, Bianca X. de et al. Entrelinhas dos rótulos alimentares: dissecando as propagandas alimentares, 2023 - Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) – Escola Técnica Estadual ETEC São Mateus (Jardim São Cristovão – São Paulo), São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19348-
dc.description.abstractOs alimentos evoluíram de métodos rudimentares para produção em massa, com rótulos surgindo no século XVIII. as Regulamentações começaram em 1969, culminando na Resolução 360/2003 da ANVISA para a tabela nutricional. Em 2022, novas regras foram implementadas para destacar nutrientes na frente do produto, melhorando a clareza das informações. Estudos revelam contradições em embalagens e propagandas, destacando a necessidade de rotulagem mais clara. Programas educacionais em escolas são cruciais, assim como a promoção governamental de alimentos saudáveis. O objetivo da pesquisa visa apoiar a população para escolhas mais saudáveis. O objetivo geral foi esclarecer os rótulos alimentares e propagandas alimentícias, com o intuito de identificar as opções de compra sendo o público-alvo elaboramos um estudo transversal exploratório, os nossos públicos eram Frequentadores de Supermercados, desse público foi possível uma amostra de 200 cidadãos. Utilizamos como critério de inclusão para essa pesquisa, apenas quem concordou em participar e assinaram o termo de consentimento que esclareceu o objetivo proposto. Foram excluídos do estudo apenas jovens menores de 18 anos. Elaboramos um questionário autoaplicável contendo 11 perguntas fechadas. O questionário foi aplicado de maneira virtual e foi divulgado por meio de postagens em redes sociais, os dados foram analisados e apresentaremos em forma de gráficos. Após analisarmos os dados dos gráficos, elaboramos uma devolutiva e entregamos de maneira virtual para todos que responderam nosso questionário. concluímos que nosso publico alvo da uma preferência a alimentos minimamente processados e alimentos in natura e que não existe um hábito de leitura sobre os alimentos que estão sendo consumidos por cada um e esperamos que com a nova sinalização da ANVISA e com essa pesquisa possamos incorporar mais conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractFood evolved from rudimentary methods to mass production, with labels appearing in the 18th century. Regulations began in 1969, culminating in ANVISA Resolution 360/2003 for the nutritional table. In 2022, new rules were implemented to highlight nutrients on the front of the product, improving the clarity of the information. Studies reveal contradictions in packaging and advertising, highlighting the need for clearer labeling. Educational programs in schools are crucial, as is government promotion of healthy foods. The role of the Nutrition Technician is to support the population in making healthier choices. The overall objective was: This topic aims to shed light on food labels and food advertisements in order to identify consumers' purchasing choices. We carried out an exploratory cross-sectional study. Our target audience was supermarket shoppers, from which we obtained a sample of 200 citizens. The inclusion criteria for this study were only those who agreed to take part and signed a consent form that clarified the proposed objective. Only young people under the age of 18 were excluded from the study. We designed a self-administered questionnaire containing 11 closed questions. The questionnaire was applied virtually and disseminated through posts on social networks. The data was analyzed and presented in graph form. After analyzing the data from the graphs, we prepared a feedback form and delivered it virtually to everyone who answered our questionnaire.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher227pt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectTabela de composição de alimentospt_BR
dc.subjectRotulagem de alimentospt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectAlimentos artificiaispt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleEntrelinhas dos rótulos alimentares: dissecando as propagandas alimentarespt_BR
dc.title.alternativeBetween the lines of food labels: dissecting food advertisementspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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