Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Talita Annunciato-
dc.contributor.authorSILVA, Edite Baldoína da-
dc.date.accessioned2024-05-28T17:25:39Z-
dc.date.available2024-05-28T17:25:39Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFerramentas Lean aplicadas a serviços e bens, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19252-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade apresentar as técnicas aplicadas nos processos produtivos com as ferramentas Lean, que é bastante conhecida e utilizadas no setor de serviços bens e manufatura. Essas ferramentas buscam trazer resultados satisfatórios para o bom andamento e fluidez nos processos, garantindo assim um trabalho de produção enxuta. O conceito Lean está presente em todos os setores produtivos dentre as várias ferramentas da qualidade aplicadas a serviços. Contudo, mesmo com a ajuda de equipamentos tecnológicos que direcionem para o bom desenvolvimento de produtos, pode-se observar ainda a ocorrência de grandes falhas na hora de entregar um serviço com qualidade. Diante das dificuldades encontradas ao executar tais serviços, buscou-se entender como a ferramenta Lean é aplicada para uma empresa de autopeças, onde envolve a fabricação e medições de peças. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo descrever os processos na linha de produção e manufatura na fabricação de peças em uma empresa do setor automotivo na cidade de Indaiatuba, analisando como o uso das ferramentas Lean pode contribuir para a melhoria desse processo, evitando, com isso, os desperdícios. Para tanto, foi realizada uma análise dos processos de produção, apontando que a implementação das ferramentas Lean no processo de manufatura de bens, tais como peças automotivas, pode contribuir para a melhoria do serviço, na medida em que detectam possíveis falhas e trazem agilidade para o processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviçospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectManufatura enxutapt_BR
dc.subjectFerramentapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleFerramentas Lean aplicadas a serviços e benspt_BR
dc.title.alternativeLean tools applied to services and goodspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edite Baldoína da Silva.pdf
  Restricted Access
1.13 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.