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dc.contributor.advisorBRANCO, Luciene Maria Garbuio Castellopt.br
dc.contributor.authorCOSTA, Yuri Campos Braga-
dc.contributor.otherSAÉS, Maria Elizete Luzpt.br
dc.contributor.otherFORTE, Cleberson Eugêniopt.br
dc.date.accessioned2017-12-29T15:45:37Z-
dc.date.available2017-12-29T15:45:37Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationCOSTA, Yuri Campos Braga. Os elementos do jogo World of Warcraft no aprendizado da língua inglêsa, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1913-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar de que maneira os elementos dentro e fora do jogo World of Warcraft podem favorecer o aprendizado da língua inglesa e quais motivos levam os jogadores a despertarem o interesse por esse idioma enquanto jogam. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria dos jogos e os fatores presentes nos jogos que favorecem a interação (Prensky, 2012; McGonial, 2012). Além disso, estudou-se, também, sobre a capacidade em se aprender com jogos e como os mesmos promovem essa forma de aprendizado, seja pela diversão que o jogo promove, pela interação com outros jogadores que falam o idioma inglês ou pela resposta imediata que o jogo dá ao jogador, mostrando que o mesmo está aprendendo ao superar desafios propostos e que até então, a linguagem seria uma barreira (Prensky, 2012). Pesquisou-se também, as cinco hipóteses de aquisição da língua propostas por Krashen (1982), a saber, a distinção entre aquisição e aprendizagem, a hipótese da ordem natural, a hipótese do monitor, a hipótese do insumo e a hipótese do filtro afetivo, as quais estão presentes, mesmo que de forma implícita, nos jogos digitais de Role Play Game. Sobre o jogo World of Warcraft foi abordada a estrutura do jogo, a fim de demonstrar que desde a criação do personagem, como também pela variedade de classes disponíveis, bem como a mecânica básica e controles, é possível observar que os jogadores estão imersos na língua inglesa. Com isso explorado, foram apresentados os pontos de comunicação e experiência social que o jogador vivencia no jogo, sejam elas externas ou internas, ou seja, por meio de diálogos com outros jogadores dentro do jogo, ou na pesquisa e leitura de artigos ou dúvidas sanadas em fóruns especializados sobre o jogo em questão. Os resultados revelaram que o jogo World of Warcraft favorece a aprendizagem da língua inglesa por meio da interação com outros jogadores do mundo todo ou dentro do próprio jogo, seja pela comunicação escrita ou oral ou pela leitura e interpretação dos textos apresentados pelo jogopt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectInformática - educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicação-
dc.titleOs elementos do jogo World of Warcraft no aprendizado da língua inglêsapt_BR
dc.title.alternativeThe elements of the World of Warcraft game in learning the english languagept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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