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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1913
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | BRANCO, Luciene Maria Garbuio Castello | pt.br |
dc.contributor.author | COSTA, Yuri Campos Braga | - |
dc.contributor.other | SAÉS, Maria Elizete Luz | pt.br |
dc.contributor.other | FORTE, Cleberson Eugênio | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-12-29T15:45:37Z | - |
dc.date.available | 2017-12-29T15:45:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Yuri Campos Braga. Os elementos do jogo World of Warcraft no aprendizado da língua inglêsa, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1913 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi investigar de que maneira os elementos dentro e fora do jogo World of Warcraft podem favorecer o aprendizado da língua inglesa e quais motivos levam os jogadores a despertarem o interesse por esse idioma enquanto jogam. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria dos jogos e os fatores presentes nos jogos que favorecem a interação (Prensky, 2012; McGonial, 2012). Além disso, estudou-se, também, sobre a capacidade em se aprender com jogos e como os mesmos promovem essa forma de aprendizado, seja pela diversão que o jogo promove, pela interação com outros jogadores que falam o idioma inglês ou pela resposta imediata que o jogo dá ao jogador, mostrando que o mesmo está aprendendo ao superar desafios propostos e que até então, a linguagem seria uma barreira (Prensky, 2012). Pesquisou-se também, as cinco hipóteses de aquisição da língua propostas por Krashen (1982), a saber, a distinção entre aquisição e aprendizagem, a hipótese da ordem natural, a hipótese do monitor, a hipótese do insumo e a hipótese do filtro afetivo, as quais estão presentes, mesmo que de forma implícita, nos jogos digitais de Role Play Game. Sobre o jogo World of Warcraft foi abordada a estrutura do jogo, a fim de demonstrar que desde a criação do personagem, como também pela variedade de classes disponíveis, bem como a mecânica básica e controles, é possível observar que os jogadores estão imersos na língua inglesa. Com isso explorado, foram apresentados os pontos de comunicação e experiência social que o jogador vivencia no jogo, sejam elas externas ou internas, ou seja, por meio de diálogos com outros jogadores dentro do jogo, ou na pesquisa e leitura de artigos ou dúvidas sanadas em fóruns especializados sobre o jogo em questão. Os resultados revelaram que o jogo World of Warcraft favorece a aprendizagem da língua inglesa por meio da interação com outros jogadores do mundo todo ou dentro do próprio jogo, seja pela comunicação escrita ou oral ou pela leitura e interpretação dos textos apresentados pelo jogo | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Informática - educação | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | - |
dc.title | Os elementos do jogo World of Warcraft no aprendizado da língua inglêsa | pt_BR |
dc.title.alternative | The elements of the World of Warcraft game in learning the english language | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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