Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGREGHI, Claudia Thomaz de Aquino-
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Lucas de Paula-
dc.contributor.authorMACHADO, Andressa Maria da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Emylin Nicole da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Luisa dos-
dc.contributor.authorKAWAGOSI, Murilo Kenji-
dc.contributor.authorANTUNES, Samira Guiédes Silva-
dc.date.accessioned2024-05-23T16:29:29Z-
dc.date.available2024-05-23T16:29:29Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationMACHADO, Andressa Maria da Silva; SANTOS, Emylin Nicole da Silva; SANTOS, Maria Luisa dos; KAWAGOSI, Murilo Kenji; ANTUNES, Samira Guiédes Silva. Jogo Mesak: Educação financeira, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual "Armando Pannunzio", Sorocaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19052-
dc.description.abstractNa atualidade, a sociedade brasileira possui cerca de 71,9 milhões de inadimplentes, sendo o equivalente a 44% da população, esta situação é um reflexo da falta de Educação Financeira presente entre os cidadãos, os quais não obtiveram as informações necessárias para combater esta situação. Deste modo, o presente trabalho tem como intuito proporcionar aos jovens discentes do Ensino Médio tais informações, por meio da gamificação, dessa forma foi criado um jogo de tabuleiro com situações recorrentes em nosso cotidiano que foram produzidas a partir do conceito de necessidade versus desejo, fazendo com que os participantes conduzam suas estratégias ao longo do jogo tendo em vista como principal objetivo: não estar com o saldo negativo ao finalizar a última rodada. Dessa maneira, o jogo deve instruir esses acadêmicos de maneira lúdica, a fim de evitar que sejam inseridos aos milhões de brasileiros inadimplentes existentes, e consequentemente diminuir futuramente esse índice em nossa nação.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, Brazilian society has around 71.9 million defaulters, equivalent to 44% of the population, this situation is a reflection of the lack of Financial Education present among citizens, who have not obtained the necessary information to combat this situation. Therefore, the present work aims to provide young high school students with such information, through gamification, in this way a board game was created with recurring situations in our daily lives that were produced from the concept of need versus desire, making participants guide their strategies throughout the game with the main objective in mind: not to have a negative balance at the end of the last round. In this way, the game must instruct these academics in a playful way, in order to prevent them from being included among the millions of existing defaulting Brazilians, and consequently reduce this rate in our nation in the future.-
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher264pt_BR
dc.subjectJogos de empresaspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectDívidapt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleJogo Mesak: Educação financeirapt_BR
dc.title.alternativeMesak game: Financial education-
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.