Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18975
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FABRI, Erica Scache | - |
dc.contributor.author | LIMA, Felipe Ziviani | - |
dc.contributor.author | GRACINDO, Marcos Vinicius | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Eduarda Marques da | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Pedro Henrique Gasparin | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T17:58:44Z | - |
dc.date.available | 2024-05-21T17:58:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Felipe Ziviani; GRACINDO, Marcos Vinicius; SILVA, Maria Eduarda Marques da; PEREIRA, Pedro Henrique Gasparin. AKANGÁ: a chave da memorização. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Médio) – Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18975 | - |
dc.description.abstract | Em qualquer ambiente que esteja inserido, sobretudo o escolar, o ser humano faz uso contínuo de sua memória e a consolidação de conteúdos através da curva de esquecimento humana baseia-se na retenção de informações adquiridas, o tempo de permanência delas na memória de curto prazo e sua passagem para a memória de médio-longo prazo em resposta à exposição periódica da experiência provinda das ideias iniciais. Diante disso, o projeto AKANGÁ tem o objetivo de disponibilizar um aplicativo que possibilite o aprendizado de novos conceitos, auxiliando seus usuários a relembrarem conteúdos que estão alocados no hipocampo, local no cérebro onde se forma novas memórias, também associando-se ao conhecimento. A partir de uma pesquisa quali-quantitativa, em que é combinada abordagens quantitativas e qualitativas para análise objetiva e subjetiva do público-alvo do projeto e sua experiência na memorização de conteúdo. A pesquisa forneceu dados primordiais que viabilizaram a continuidade do projeto, dado o interesse gerado a partir da apresentação da proposta, que teve aprovação do público. O desenvolvimento do projeto foi realizado visando um design limpo e intuitivo ao usuário, tendo as funcionalidades essenciais priorizadas na construção do aplicativo. Ao fim do projeto, a plataforma para dispositivos móveis AKANGÁ apresentou sua estrutura primordial em funcionamento através de cards frente-verso personalizados criados pelo usuário e separados em decks, exibidos sempre que o usuário desejar revisitar aquilo que alocou no sistema e deseja memorizar. Depreende-se, portanto, que o projeto teve êxito dentro de suas possibilidades de desenvolvimento, apresentando-se positivamente à equipe de desenvolvimento e ao público. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 029 | pt_BR |
dc.subject | Programação para computadores | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de programação | pt_BR |
dc.subject | aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | AKANGÁ: a chave da memorização | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
etimdesenvolvimentodesistemas_2023_2_felipezivianilima_akangaachavedamemorizacao.pdf | 952.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.