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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18942
Title: | Viabilidade de implantação de dispositivo de controle em interseção tipo rotatória |
Authors: | PEREIRA, Marco Antonio Cruz |
Advisor: | FANTIN, Bernadete Rossi Barbosa |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Segurança;Logística |
Issue Date: | Jun-2011 |
Publisher: | 112 |
Citation: | PEREIRA, Marco Antonio Cruz. Viabilidade de implantação de dispositivo de controle em interseção tipo rotatória, 2011. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2011. |
Abstract: | Os processos acelerados de urbanização e o crescimento significativo da frota de veículos em circulação têm produzido profundas mudanças na estrutura das cidades brasileiras, gerando custos econômicos decorrentes de acidentes e problemas ambientais, causados por altas velocidades e excessivos volumes de tráfego. O Brasil é um país que aumentou sua taxa de urbanização rapidamente nas ultimas décadas, esse rápido crescimento das cidades fez com que as distâncias a serem percorridas aumentassem impossibilitando que as viagens fossem realizadas a pé obrigando aos habitantes das cidades a utilizarem algum meio de transporte motorizado. O trânsito elevado de veículos em uma cidade trás danos e prejuízos para pessoas e para o poder publico, diminuindo a fluidez e a segurança na circulação de veículos e pedestres principalmente na área urbana. Neste sentido as interseções, das vias tornam-se muitas vezes, o ponto mais crítico durante o trajeto de um determinado veículo, sendo necessária atenção especial a esses pontos para que a segurança durante o percurso seja otimizada. Medidas de Traffic calming preocupadas em ordenar o cruzamento desses pontos passam a ser de extrema importância para motoristas e pedestres. O presente estudo investigou a possibilidade de implantação de uma dessas medidas num ponto crítico da cidade de Botucatu. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18942 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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