Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18773
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Paulo André de | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Fabiano | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T11:28:01Z | - |
dc.date.available | 2024-05-16T11:28:01Z | - |
dc.date.issued | 2011-06 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Fabiano. Logística reversa: alternativas de reciclagem e destinação de pneus inservíveis no município de Botucatu, 2011. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18773 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo sobre a logística reversa da borracha de pneumáticos inservíveis, no município de Botucatu, e sua destinação ecologicamente correta, a fim de se evitar que os mesmos sejam depositados em terrenos abandonados, riachos, etc., ocasionando diversos problemas para a saúde pública e para o meio ambiente. A grande quantidade de pneus descartados no Brasil tem motivado a proposição de medidas amenizadoras dos impactos ambientais e a realização de pesquisas sobre possíveis métodos de seu reaproveitamento. Os pneus inservíveis são depositados inteiros em aterros de lixo comum ou jogados em vias públicas, rios e córregos. Quando empilhados em quintais ou terrenos baldios, propicia a proliferação de animais que podem transmitir doenças como a leptospirose e dengue, quando queimados emitem gases tóxicos. Em função disto, este trabalho tem como objetivo discutir a temática da destinação de pneus usados no Brasil e também as alternativas sustentáveis para seu reaproveitamento. Neste estudo, conclui-se que, devido ao alto valor para a implantação de uma planta para processamento de pneumáticos inservíveis (aproximadamente R$ 3.750.000,00) e também pela baixa demanda gerada pelas empresas legalmente estabelecidas (aproximadamente 55 dias para o acúmulo de 2000 pneus), torna-se inviável a implantação da mesma. Contudo é viável a destinação final ecologicamente correta para os pneumáticos inservíveis, por meio da execução de coletas nas empresas do ramo e a implantação de um galpão fechado para armazenagem (junto ao Aterro Sanitário Municipal) dos pneumáticos inservíveis coletados por R$ 77.395,00. Assim a Prefeitura Municipal de Botucatu selará o vínculo junto a RECICLANIP, cabendo ao município a realização das atividades de coleta e armazenagem até o recolhimento por empresa credenciada junto a RECICLANIP. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 112 | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Logística reversa | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Logística reversa: alternativas de reciclagem e destinação de pneus inservíveis no município de Botucatu | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABIANO RODRIGUES.pdf Restricted Access | Logística reversa: alternativas de reciclagem e destinação de pneus inservíveis no município de Botucatu | 481.69 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.