Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18248
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEANDRO, José Benedito | - |
dc.contributor.author | LIMA, Celso Abrão | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-03T22:45:38Z | - |
dc.date.available | 2024-05-03T22:45:38Z | - |
dc.date.issued | 2009-06 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Celso Abrão. O transporte de bagagens aéreas: perdas, extravios e prejuízos, 2009. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18248 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as tecnologias usadas no sistema de transporte aéreo de bagagens, destacando o processo que acontece no interior dos aeroportos. Aborda como foco principal a substituição das etiquetas de código de barras, que atualmente é usada na identificação e no transporte aéreo, pelas etiquetas com rádio freqüência. Esta tecnologia já vem sendo testada em alguns aeroportos do mundo e apresenta valorosos resultados, por facilitar a procura e o encontro das bagagens perdidas, diminuindo os extravios e os conseqüentes prejuízos causados às companhias aéreas e aos passageiros. Envolveu o estudo de caso de uma empresa brasileira atuante no Estado de São Paulo em viagens domésticas e internacionais, empregando a metodologia quantitativa, comparativa e uma simulação de projeção dos extravios a partir de dados de órgãos governamentais reguladores do setor. Apresenta vantagens do uso de tecnologia por rádio freqüência no controle e procura de bagagens em aeroportos. Do estudo aqui realizado conclui-se que para se obter um transporte de bagagens eficiente e que venha diminuir os extravios e perdas de bagagens nos aeroportos, o uso do sistema identificação das bagagens com etiquetas de código de barras, apesar de ser de baixo custo, não é eficiente para atender as demandas que hoje vem acontecendo e que tendem a aumentar para os próximos anos, sua substituição pelo sistema de etiquetas inteligentes (RFID) é a solução automatizada para enfrentar esta alta demanda uma vez que é um sistema que controla por radio frequência, o transporte de bagagens, sem a necessidade de estar sendo visualizada, não permitindo desvios ocasionados por erros de etiqueta, também agregado a esta solução, o treinamento para a mão de obra utilizada, manutenções preventivas em todos os equipamentos que compões o sistema e uma reestruturação dos sistema aeroportuário no mundo e necessária para os resultados ainda serem maiores e conseguir um nível de serviço adequado no transporte de bagagens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 112 | pt_BR |
dc.subject | Bagagem | pt_BR |
dc.subject | Transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | O transporte de bagagens aéreas: perdas, extravios e prejuízos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CELSO ABRÃO LIMA.pdf Restricted Access | O transporte de bagagens aéreas: perdas, extravios e prejuízos | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.