Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18137
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LOPES, Sirane | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Dayse Leticia Nasario | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Denise Nasario Da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Eduarda Pereira da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO DE JESUS, Natalia | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Sabrynna Luendda Visgueira | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T17:30:44Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30T17:30:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Dayse Leticia Nasario et al. O impacto da introdução alimentar tardia: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC de Heliópolis, São Paulo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18137 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo orientar pais e responsáveis para e como ter uma introdução alimentar bem-sucedida, seja para crianças maiores de seis meses, com alguma restrição ou portadoras de alguma patologia. Esta etapa é importante para o desenvolvimento físico e neurológico do indivíduo, desta forma trazendo melhor qualidade de vida a longo prazo. Durante o estudo, averiguou-se o caso de um paciente de 1 ano e dois meses, portador de glioma hipotálamo quiasmatico, que decorrente de um procedimento cirúrgico perdeu a visão. Os responsáveis da criança diante do diagnóstico, não desenvolveram a introdução alimentar. Portanto o paciente não desenvolveu o hábito de consumir alimentos variados. O estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa assídua dos livros ‘’Guia da Criança’’, ‘’Manual de Nutrologia’’, ‘’ Tratado de Nutrição e Dietoterapia’’ da ‘’ Revista Paulista de Pediatria’’ e do acervo estadunidense ‘’National Library of Medice’’. Com base nesses arquivos construiu-se este trabalho acadêmico. A proposta do conjunto seria além da orientação, mas também promover o conhecimento, quebrar ‘’tabus’’, e destacar a importância dessa fase tão subestimada. Nesse estudo vê-se a magnitude da introdução na vivência de toda e qualquer criança, de tal maneira contribuindo para o crescimento neurofisiológico. Palavras-chave: Alimentação, Nutrição, Introdução Alimentar, Crianças, Bebês, Desenvolvimento, Patologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Nutrição e Dietética | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 205 | pt_BR |
dc.subject | Alimentação infantil | pt_BR |
dc.subject | Nutrição da criança | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
dc.title | O impacto da introdução alimentar tardia: um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | The impact of late food introduction: a case study | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Impacto da Introdução Alimentar Tardia Um estudo de Caso.pdf | 185.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.