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dc.contributor.advisorFURGERI, Sérgio-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Sergio Bogaro-
dc.contributor.otherSILVA, Simone Mendes da-
dc.contributor.otherPESTANA, Helder-
dc.date.accessioned2024-04-30T15:46:25Z-
dc.date.available2024-04-30T15:46:25Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sergio Bogaro. Haiiro: um jogo para o ensino de algoritmos, 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18130-
dc.description.abstractQuando se fala em processo de Ensino, é comum imaginar uma sala de aula com professores explicando conteúdo em lousas e alunos sentados em cadeiras ouvindo as explicações. Porém, com o grande aumento no número de pessoas com acesso à internet e às diferentes plataformas disponíveis, os ambientes virtuais para aprendizagem estão cada vez mais presentes no processo de educação continuada, formal ou informal. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo que possa ser aplicado junto do ensino tradicional dos algoritmos. Na fundamentação teórica são apresentados alguns conceitos chave, como algoritmos, gamificação e avaliação da aprendizagem na gamificação, os quais são ancorados em um conjunto de trabalhos relacionados. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvido um jogo e testado com diversas pessoas. Após os testes, os dados coletados durante o jogo e os fornecidos pelos jogadores devem ser analisados para se chegar a uma conclusão. Assim, com a apresentação, documentação e análise dos dados, podendo observar com os resultados as potencialidades dos jogos no processo aprendizagem, ou seja, como podem auxiliar no processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractWhen talking about the teaching process, it is common to imagine a classroom with teachers explaining content on blackboards and students sitting on chairs listening to the explanations. However, with the large increase in the number of people with access to the internet and the different platforms available, virtual environments for learning are increasingly present in the process of education, formal or informal. Thus, this work aims to develop a game that can be applied with the traditional teaching of algorithms. In the theoretical reasoning some key concepts are presented, such as algorithms, gamification and evaluation of learning in gamification, which are anchored in a set of related works. To achieve the proposed objectives, a game will be developed and tested with several people. After the tests, the data collected during the game and those provided by the players must be analyzed to reach a conclusion. Thus, with the presentation, documentation and analysis of data, results are expected that can show the potential of games in the learning process, that is, how they can help in the process of knowledge construction.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleHaiiro: um jogo para o ensino de algoritmospt_BR
dc.title.alternativeHaiiro: a game for teaching algorithmspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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