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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18056
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | GUERREIRO, Érico Daniel Ricardi | - |
dc.contributor.author | BONILHA, Sílvio Luís | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T13:52:44Z | - |
dc.date.available | 2024-04-29T13:52:44Z | - |
dc.date.issued | 2008-12 | - |
dc.identifier.citation | BONILHA, Sílvio Luís. Estudo da tecnologia de rádio frequência-RFID para identificação de veículos no município de Botucatu: vantagens e desvantagens da rastreabilidade eletrônica, 2008. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18056 | - |
dc.description.abstract | Este estudo busca analisar o Sistema de Identificação Automática de Veículos (SINIAV, Resolução 212 de 2006) para o município de Botucatu; tal sistema visa modernizar e adequar os métodos e equipamentos empregados nas operações de fiscalização, furto e roubo de veículos e cargas, planejamento e gestão do trânsito e frota de veículos. A partir do conhecimento de tal iniciativa de atualização tecnológica por parte do Governo, foram analisadas as tecnologias disponíveis com a intenção de verificar qual melhor atende a estas necessidades, dentre as quais estão: o atual sistema de identificação para veículos; o código de barras; a placa eletrônica (RFID) que faz parte da resolução em questão; o Global Positioning System (GPS) e a tecnologia do selo (lacre), com a intenção de apurar um sistema que proporcione uma instalação de forma simples, com baixo custo e eficiente para todos os tipos de veículos: reboques, semi-reboques, equipamentos rurais, contentores, vagões, barcaças, etc., sem que sejam feitas grandes alterações no sistema de identificação já existente (alfa-numérico), que é de grande valia e deve ser mantido, acrescentando ao sistema existente as atuais inovações tecnológicas. Com o presente estudo pôde-se verificar que a melhor tecnologia para atender as necessidades de fiscalização e automação, é a associação do tag passivo ao lacre, que traz facilidade à instalação nos veículos e equipamentos, esta tecnologia traz um melhor custo benefício para atender o nível de serviço esperado. A tecnologia RFID não pretende substituir o atual sistema utilizado, devendo ser vista como um método adicional de identificação, utilizado em aplicações onde os demais métodos não atendam de forma eficiente a todas as necessidades, sendo que pode ser usada sozinha ou em conjunto com alguma outra forma de identificação, cada método de identificação tem seus prós e contras, deve-se utilizar os melhores benefícios de cada tecnologia para montar uma solução ideal. Os meios eletrônicos proporcionam velocidade ao acesso às informações contidas em banco de dados; propiciando automação de equipamentos e podendo atender necessidades dos demais modos de transporte e movimentação de equipamentos e cargas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 112 | pt_BR |
dc.subject | Automação | pt_BR |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Estudo da tecnologia de rádio frequência-RFID para identificação de veículos no município de Botucatu: vantagens e desvantagens da rastreabilidade eletrônica | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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SÍLVIO LUÍS BONILHA.pdf | Estudo da tecnologia de rádio frequência-RFID para identificação de veículos no município de Botucatu: vantagens e desvantagens da rastreabilidade eletrônica | 881.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
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