Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALVES, Rogério Antonio-
dc.contributor.authorPOSCALE, Marcel Henrique-
dc.contributor.otherSILVA, Benedito Carlos Florêncio-
dc.contributor.otherSCOMPARIM, Valéria-
dc.date.accessioned2024-04-26T17:45:32Z-
dc.date.available2024-04-26T17:45:32Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.citationPOSCALE, Marcel Henrique. Educação financeira no Brasil: um estudo sobre a ausência do ensino de finanças no ensino fundamental e suas ligações com a inadimplência do jovem, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18012-
dc.description.abstractNeste trabalho estarão reunidas informações sobre a questão da ausência do ensino de educação financeira nas escolas, já no ensino fundamental, e mais especificamente sobre seus impactos causados na vida adulta desses jovens, como por exemplo situações de inadimplência. É visto que no Brasil existe uma enorme defasagem de conhecimentos de finanças básica pelo cidadão médio, um país onde existe uma enorme carência por esse tipo de conhecimento, com uma grande porcentagem da população devendo aos bancos, em situações de inadimplência, tendo comportamentos de consumo abusivos e mal uso das tecnologias que podem mudar a própria realidade positivamente. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre essa situação de inadimplência do jovem, e a ausência do ensino de educação financeira básica nos ensinos fundamentais, e os impactos que podem ser tanto positivos como negativos. Esta será uma pesquisa descritiva, onde será analisado o contexto do problema, com a coleta de dados de forma quantitativa, poder chegar a uma conclusão que possa responder de forma satisfatória as correlações entre o problema e a solução sugerida, a partir do preenchimento do questionário Google Forms pela elaboração de questões de múltipla escolha, que irá ser disponibilizado para pessoas entre 15 e 29 anos, que estão ou já foram ativos profissionalmente, tendo acesso a gestão de seus próprios ativos, o público alvo. Através da pesquisa de campo, que tem um público de fácil acesso, foi adquirido resultados expressivos sobre o que diz respeito ao tema, que tem extrema importância para a sociedade e para o país na questão de desenvolvimento econômico, pois apenas se alcança grandes resultados nos países em que possuem uma população mais capacitada. A conclusão da pesquisa, junto a toda fundamentação teórica e a pesquisa de campo, aponta ao fato de que de, mediante as questões levantadas na pesquisa, mostram uma fragilidade do jovem na tomada de decisão inteligente com seus ativos, e que a maioria das pessoas vêem uma necessidade fundamental para aprender como tomar essas decisões financeiras, refletindo um quadro de que existe a carência da aprendizagem de finanças básicas já no ensino fundamental, influenciando a tomada de decisão do jovem quando adulto, gerando um efeito caótico tanto na gestão de seus recursos financeiros, quanto em sua vida como um todo, fazendo com que se torne necessário a adaptação das escolas ao cenário atual.pt_BR
dc.description.abstractThis work will raise information on the issue of the lack of teaching financial education in schools, already in elementary school, and more specifically on its impacts on the adult life of these young people, such as situations of default. It can be seen that in Brazil there is a huge gap in knowledge of basic finances on the part of the average citizen, a country where there is an enormous lack of this type of knowledge, with a large percentage of the population owing to banks, in situations of default, having consumption behaviors abuse and misuse of technologies that can positively change reality itself. The objective of this study is to analyze the relationship between this situation of default of the young person, and the absence of basic financial education in elementary school, and the impacts that can be both positive and negative. This will be a descriptive research, where the context of the problem will be analyzed, with the collection of data in a quantitative way, being able to reach a conclusion that can satisfactorily answer the correlations between the problem and the suggested solution, from the filling of the questionnaire. Google Forms for preparing multiple choice questions, which will be made available to people between 15 and 29 years old, who are or have worked professionally, having access to managing their own assets, the target audience. Through field research, which has an easily accessible public, expressive results were obtained on the subject, which is extremely important for society and for the country in terms of economic development, since great results are only achieved in countries with more educated population. The conclusion of the research, together with all the theoretical foundation and field research, points to the fact that, through the questions raised in the research, they show a weakness of young people in making intelligent decisions with their assets, and that most people sees a fundamental need to learn to make these financial decisions, reflecting a situation where there is a lack of learning basic finances already in elementary school, influencing the decision-making of young people as adults, generating a chaotic effect both in the management of their resources both financially and in their lives as a whole, making it necessary to adapt schools to the current scenario.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEducação financeira no Brasil: um estudo sobre a ausência do ensino de finanças no ensino fundamental e suas ligações com a inadimplência do jovempt_BR
dc.title.alternativeFinancial education in Brazil: a study on the absence of teaching finance in elementary school and its connections with youth defaultpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1050642013029-MARCEL HENRIQUE POSCALE.pdf760.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.