Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17886
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDORIA, Valdinette-
dc.contributor.authorLOPES, Gilce Oliveira-
dc.contributor.otherSARTORI, Elisiane-
dc.contributor.otherCARVALHO, Luciana de-
dc.date.accessioned2024-04-24T17:47:28Z-
dc.date.available2024-04-24T17:47:28Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.citationLOPES, Gilce Oliveira. O impacto das políticas de promoção a diversidade nos cargos de liderança feminina negra nas empresas brasileiras, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17886-
dc.description.abstractO Brasil é um país bastante diverso em relação à sua composição racial. Na sociedade brasileira, 56,10% das pessoas se declaram negras, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE (2019). No mercado de trabalho, os negros são a minoria nos cargos de liderança. Segundo uma pesquisa do Instituto Ethos, pretos e pardos são a maioria no mercado de trabalho somente em posições operacionais, como aprendizes e trainees, 57% e 58% dos trabalhadores respectivamente. Este número cai drasticamente quando avaliamos a presença de negros em posições de liderança. Nas 500 empresas de maior faturamento do Brasil, as cadeiras nos Conselhos de Administração são ocupadas por negros somente em 4,9% dos casos; entre os quadros executivos, eles são 4,7% e na gerência, apenas 6,3% são negros. O presente trabalho permitiu avaliar como as empresas estão promovendo a diversidade racial em seu quadro de funcionários, quais ferramentas são válidas e qual o impacto destas políticas no aumento das lideranças femininas negras. Deste modo indicando um caminho para as demais empresas fazerem o mesmo, tendo um impacto forte e positivo na sociedade brasileira. O trabalho foi viável porque as informações foram obtidas por meio de análise de relatórios anuais de desempenho publicado pelas próprias empresas. Sendo possível estabelecer um paralelo com as políticas de inclusão adotadas pela empresa e a composição do quadro de funcionários, principalmente nos cargos de liderança. O objetivo do trabalho foi avaliar a efetividade das ferramentas de promoção à diversidade e inclusão de mulheres negras em cargos de liderança. A hipótese é que o impacto das políticas de incentivo à diversidade são positivas para a sociedade principalmente para as empresas que a promovem, porém ainda são tímidas em relação ao alcance que deveriam ter na comunidade negra. O percurso metodológico deste trabalho foi uma pesquisa descritiva por meio de estudo de caso sobre as políticas de promoção à diversidade adotada nas empresas e lideranças formadas por mulheres negras. Os sujeitos foram empresas dos setores: alimentício, construção civil, cosméticos, energia, logística, indústria química, entre outras, que fazem parte do grupo Mover- Movimento pela Equidade Racial. Os indicadores foram número de mulheres e de negros em cargos de liderança. Os dados levantados foram analisados de forma quantitativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectComunidade negrapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO impacto das políticas de promoção a diversidade nos cargos de liderança feminina negra nas empresas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeThe impact of policies to promote diversity in management positions black female leadership in brazilian companiespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILCE OLIVEIRA LOPES.pdf
  Restricted Access
1.04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.