Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGAMA, Ivan Vieira-
dc.contributor.advisorCORREIA, Diego Brunasse-
dc.contributor.authorSILVA, José Roberto da-
dc.contributor.authorSARNO, Matheus Jancke-
dc.contributor.authorSOBRAL, Miqueias Dias Santos-
dc.contributor.authorCORREIA, Wesley Reis-
dc.contributor.otherZANOTTI, Glaucia Regina Dias Takahashi-
dc.date.accessioned2024-04-24T15:55:54Z-
dc.date.available2024-04-24T15:55:54Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationSILVA, José Roberto da SILVA; SARNO, Matheus Janck; SOBRAL, Miqueias Dias Santos; CORREIA, Wesley Reis. Aprimoramento do laboratório de robótica, 2023. Relatório Técnico (Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Mecatrônica) – Etec Professor Basilides de Godoy, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17883-
dc.description.abstractEste trabalho destaca a significativa transformação e aprimoramento do Laboratório de Robótica, abandonando métodos obsoletos para adotar uma abordagem mais eficiente. A compreensão da importância crucial do laboratório como ambiente propício ao aprendizado prático e criativo impulsionou a reorganização física e estrutural do espaço para otimização das condições de experimentação. Ao longo do projeto, superamos desafios nas complexidades das conexões entre dispositivos, A criação de interfaces didáticas para o Controlador Lógico Programável (CLP) e a Interface Homem-Máquina (IHM) possibilitou integrar de maneira eficaz os conceitos teóricos com desafios práticos, resultando em uma experiência de aprendizado mais envolvente. Essa jornada para modernização dos métodos de interação e das aulas práticas, elimina a necessidade de sensores de fim de curso que era usado anteriormente nas aulas e com esse trabalho adotamos um sistema mais intuitivo, onde os alunos podem acionar operações diretamente na IHM. O laboratório foi aprimorado, proporcionando um ambiente educacional mais estimulante e preparando os alunos para os desafios tecnológicos do futuro.pt_BR
dc.description.abstractThis work highlights the significant transformation and improvement of the Robotics Laboratory, abandoning obsolete methods to adopt a more efficient approach. Understanding the crucial importance of the laboratory as an environment conducive to practical and creative learning drove the physical and structural reorganization of the space to optimize experimentation conditions. Throughout the project, we overcame challenges in the complexities of connections between devices. The creation of didactic interfaces for the Programmable Logic Controller (PLC) and the Human-Machine Interface (HMI) made it possible to effectively integrate theoretical concepts with practical challenges, resulting in a more engaging learning experience. This journey to modernize interaction methods and practical classes eliminates the need for end-of-stroke sensors that were previously used in classes and with this work we adopted a more intuitive system, where students can trigger operations directly on the HMI. The laboratory has been improved, providing a more stimulating educational environment and preparing students for the technological challenges of the future.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Mecatrônicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher041pt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectLaboratório de máquinaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleAprimoramento do laboratório de robóticapt_BR
dc.title.alternativeImprovement of the robotics laboratorypt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecatronica_2023_1_jose_roberto_da_silva_aprimoramento_do_labor.pdf
  Restricted Access
17.37 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.