Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17492
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIOLA, Giovanna Angélica Ros | - |
dc.contributor.author | MARQUES, Anderson Aparecido de Oliveira | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Nayara De Lima | - |
dc.contributor.other | AFFONSO, Elaine Parra | - |
dc.contributor.other | PEREIRA, William Henoch Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T13:45:19Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T13:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Anderson Aparecido de Oliveira; RAMOS, Nayara De Lima. O ensino de tecnologia nas escolas públicas: algoritmo e lógica de programação. Orientador: Giovana Angélica Ros Miola. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17492 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta uma pesquisa e análise de dados quantitativos de uma experiência de ensino de lógica de programação em uma população de alunos de segundo ano do ensino médio numa escola de Presidente Prudente, situada em um bairro de classe média com população aproximada de 595 alunos, considerada como referência em ensino público da cidade. Com o objetivo de saber se é possível o ensino de algoritmo e linguagem de programação nesse cenário, utilizando do método de aulas expositivas e práticas com base no conteúdo da documentação oficial da linguagem Python. Obtendo como resultado um desempenho relativamente baixo do experimento, indicando e explicitando problemas como falta de tempo para desenvolvimento de atividades, dificuldade de acesso à tecnologia, desinteresse e falta de conhecimento computacional básico, que revelam que o ensino de lógica de programação não foi efetivo nesse cenário. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research presents an analysis of quantitative data from a programming logic teaching experience in a population of second year high school students in a school in Presidente Prudente, located in a middle class neighborhood with an approximate population of 595 students, considered as a reference in public education in the city. With the objective of knowing if it is possible to teach algorithm and programming language in this scenario, using the method of expository and practical classes based on the content of the official documentation of the Python language. Obtaining as a result a relatively low performance of the experiment, indicating and explaining problems such as lack of time to develop activities, difficulty in accessing technology, lack of interest and lack of basic computational knowledge, which reveal that the teaching of programming logic is not effective in this scenery. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 157 | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de programação | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | O ensino de tecnologia nas escolas públicas: algoritmo e lógica de programação | pt_BR |
dc.title.alternative | Technology study in public schools: algorithm and programming logic | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ads_2022_2_ andersonaomarques_oensinodetecnologianasescolaspúblicas.pdf Restricted Access | 790.83 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.