Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOURA, Neila Camargo de-
dc.contributor.authorMORAES, Ligia Fidelis De-
dc.contributor.authorNEVES, Luiza Aparecida De Paula-
dc.contributor.authorSIMÕES, Maysa Da Costa-
dc.date.accessioned2024-04-15T19:34:13Z-
dc.date.available2024-04-15T19:34:13Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationMORAES, Ligia Fidelis De; NEVES, Luiza Aparecida De Paula; SIMÕES, Maysa Da Costa. Estratégia lúdica para a quebra de seletividade alimentar em crianças do espectro autista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética Integrado ao Médio) - ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa, Piracicaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17464-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho foi o de ajudar os pais de crianças do espectro autista a estimular o consumo de novos alimentos, diminuindo assim a seletividade alimentar, usando estímulos sensoriais. Para a realização deste trabalho a ferramenta lúdica usada foi um jogo de tabuleiro desenvolvido para facilitar o consumo de novos alimentos e/ou melhorar a aceitação de alimentos consumidos no dia a dia da família. A competitividade incentivada e auxiliada pelo núcleo familiar é peça chave para a realização desse jogo. Foi elaborado um questionário e entregue a uma mãe de criança autista com perguntas sobre os hábitos alimentares de seu filho. O jogo de tabuleiro continha figuras de diferentes alimentos que seriam usadas para construir um prato qualitativo e quantitativo, além de cartas de experimentar. O protótipo do jogo foi testado com Flávia Spinolla (mãe) e Pedro Spinolla (filho) e apesar dos obstáculos sensoriais devido ao Transtorno do Espectro Autista o objetivo do jogo foi atingido com excelência. Apesar de ser necessário a prática do jogo com frequência os resultados a curto prazo foram excelentes pois por meio dessa ferramenta percebeu-se o esforço da criança em pelo menos experimentar os alimentos apresentados no jogo.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to help parents of children on the autism spectrum to encourage the consumption of new foods, thus reducing food selectivity, using sensory stimuli. To carry out this work, the playful tool used was a board game developed to facilitate the consumption of new foods and/or improve the acceptance of foods consumed in the family's daily life. Competitiveness encouraged and helped by the family nucleus is a key part of this game. A questionnaire was prepared and given to a mother of an autistic child with questions about her child's eating habits. The board game contained pictures of different foods that would be used to build a qualitative and quantitative dish, as well as experiment cards. The game prototype was tested with Flávia Spinolla (mother) and Pedro Spinolla (son) and despite sensory obstacles due to Autism Spectrum Disorder, the game's objective was achieved with excellence. Although it was necessary to play the game frequently, the short-term results were excellent because this tool made it possible to see the child's effort to at least try the foods presented in the game.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher056pt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectConsumo de alimentospt_BR
dc.subjectAlimentação infantilpt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleEstratégia lúdica para a quebra de seletividade alimentar em crianças do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativePlayful strategy for breaking food selectivity in children on the autistic spectrumpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nutricao_2023_2_ligiafidelis_estrategialudicaparaaquebra.pdf333.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.