Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/174
Title: Mobilidade urbana: a disputa entre os taxistas e o Uber
Other Titles: Urban mobility: the dispute between taxi drivers and Uber
Authors: LAZAGNA, Alexandre
Advisor: VENTURA, Acácia de Fátima
type of document: Artigo científico
Keywords: Transporte urbano
Issue Date: May-2016
Publisher: 004
Citation: LAZAGNA, Alexandre, VENTURA, Acácia de Fátima. Mobilidade urbana: a disputa entre os taxistas e o Uber, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no VII Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - VII FatecLog. Americana. 2016
Abstract: O transporte individual urbano automotivo, considerado parte da logística urbana, tem sido recentemente alvo de discussões. A concorrência entre os permissionários dos serviços de táxi e outros carros que oferecem um serviço similar através de um aplicativo denominado Uber vem fomentando um conflito entre os prestadores de ambos os serviços. O objetivo deste texto é discutir o sistema de transporte público no Brasil, procurando compreender a mobilidade urbana, especificamente em carros, a fim de identificar os problemas na concorrência entre Taxistas e Uber. O método utilizado foi o hipotético dedutivo. O estudo constata que o sistema de transporte público sofre o impacto da grande quantidade de veículos particulares, o que promove um contexto de insustentabilidade ambiental e logística. Concluímos que o Uber é uma nova tecnologia que pode proporcionar a melhoria do transporte individual automotivo, aumentando a competitividade no mercado do transporte urbano. Este estudo ressalta que o Uber oferece possibilidades de modernização e ampliação da oferta e da concorrência dos serviços de transporte automotivo, de um maior controle e segurança da atividade e de um aumento do conforto oferecido. O Uber ainda pode promover uma redução dos custos e tarifas deste tipo de serviço. Neste sentido, ambos os sistemas podem atuar no mercado, através da regulamentação do Uber.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/174
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_LAZAGNAAlexandre_CD2661.pdf235.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.