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Title: A importância do relacionamento com o cliente em uma empresa fornecedora de tomate
Other Titles: The importance of customer relationships in a company providing tomato
Authors: SANTOS, Clayton Henrique dos
Advisor: BATTISTI, Viviane Di
type of document: Monografia
Keywords: Marketing de relacionamento;Satisfação
Issue Date: May-2023
Publisher: 105
Citation: SANTOS, Clayton Henrique dos. A importância do relacionamento com o cliente em uma empresa fornecedora de tomate, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Abstract: Considerando o aumento da concorrência e as crescentes exigências dos clientes, torna se fundamental para qualquer empresa satisfazer as demandas e estabelecer relacionamentos duradouros com sua clientela, o que, por sua vez, contribui para o aumento dos lucros. O marketing de relacionamento desempenha um papel essencial na concretização desse objetivo. Ao aplicar os princípios do marketing de relacionamento, as empresas podem se preparar de forma mais eficaz para enfrentar essas mudanças e cultivar a fidelidade dos clientes. Este estudo teve como propósito avaliar a importância do marketing de relacionamento para uma empresa de pequeno porte. A pesquisa se baseou na revisão dos principais conceitos de marketing, canais de distribuição, mercado B2B- dando ênfase na venda de produtos com qualidade evitando retrabalhos, para a satisfação individual dos clientes através do marketing de relacionamento. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários ao gerente da empresa para compreender sua visão sobre a importância de um relacionamento sólido. O estudo verificou que, mesmo mantendo um relacionamento duradouro com seus clientes, a empresa não percebe alguns aspectos dessa interação que necessitam de aprimoramento para estabelecer relacionamentos duradouros.
Considering the increase in competition and growing customer demands, it becomes essential for any company to satisfy demands and establish long-lasting relationships with its clientele, which in turn contributes to increased profits. Relationship marketing plays an essential role in achieving this objective. By applying the principles of relationship marketing, companies can prepare more effectively to face these changes and cultivate customer loyalty. This study aimed to evaluate the importance of relationship marketing for a small company. The research was based on the review of the main marketing concepts, distribution channels, B2B market - placing emphasis on selling quality products, avoiding rework, for individual customer satisfaction through relationship marketing. To collect data, questionnaires were administered to the company manager to understand his view on the importance of a solid relationship. The study found that, even though it maintains a lasting relationship with its customers, the company does not realize some aspects of this interaction that require improvement to establish lasting relationships.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17324
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