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dc.contributor.advisorSCUOTTO, Sérgio-
dc.contributor.authorNOVAES, Priscilla Falcão de Araujo-
dc.date.accessioned2024-04-11T13:11:44Z-
dc.date.available2024-04-11T13:11:44Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationNOVAES, Priscilla Falcão de Araujo. A comunicação interna na empresa e sua relação com a satisfação do cliente: um estudo de caso, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17322-
dc.description.abstractA sociedade atual passa por constantes mudanças e evoluções. No cenário das empresas a concorrência cresce cada vez mais e as organizações buscam meios para se destacar e sobreviver no mercado. Os clientes também acompanham essa evolução e hoje são mais exigentes e criteriosos na seleção de produtos e utilização de serviços, optando por empresas que prestem o melhor atendimento. Ao adquirir um produto ou serviço é natural que o cliente desenvolva uma relação com a organização, seja para tirar dúvidas, buscar novas informações, solução de problemas ou fechar novos negócios, esse relacionamento implica diretamente no seu comportamento em decisões futuras, surge aí a necessidade de que esse relacionamento satisfaça o cliente e consiga atender suas necessidades, diante desse cenário surge a importância da comunicação interna, uma grande ferramenta na busca da harmonia entre aquilo que é apresentado pelo colaborador e praticado pela empresa. Esse trabalho acadêmico surge com o objetivo de demonstrar a relação que uma boa comunicação interna na empresa possui com a satisfação do cliente. A comunicação interna é de grande importância pois é uma valiosa ferramenta para solução de problemas e maior integração dos colaboradores e das informações, podendo impactar também na questão financeira, visto que colaboradores bem-informados conseguem entregar um trabalho de melhor qualidade e consequentemente atrair novos clientes e reter os antigos. O trabalho tem como proposta conhecer o nível de conhecimento que os colaboradores possuem a respeito da comunicação interna através da aplicação de um questionário online e conscientizá-los a respeito da importância desse assunto. Os dados coletados servem como base para comprovar se a comunicação interna possui ou não relação com a satisfação do cliente. A metodologia utilizada para obtenção das informações foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso em uma empresa distribuidora de alimentos, situada na cidade de Indaiatuba-SP. Por fim, com a documentação, apresentação e análise dos dados foram alcançados resultados que mostraram que a comunicação interna tem impacto na satisfação do cliente e é uma ferramenta importante para se destacar frente a concorrência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA comunicação interna na empresa e sua relação com a satisfação do cliente: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeInternal communication in the company and its relationship with satisfaction customer experience: a case studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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